Imprimir

As candidaturas ao Prémio “Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa”, estão abertas até ao próximo dia 29 de fevereiro. A iniciativa, promovida pela COTEC Portugal, tem como objectivo central o de premiar e divulgar publicamente cidadãos portugueses que se tenham distinguido pelo seu papel empreendedor, inovador e responsável no contexto das respectivas sociedades de acolhimento e que constituam exemplos de integração efectiva nas correspondentes economias e de estímulo à cooperação entre Portugal e os respectivos países de acolhimento.

Candidaturas Prémio Empreendedorismo

São destinatários do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa cidadãos portugueses que, na data da candidatura, residam no estrangeiro há mais de cinco anos. As candidaturas submetidas serão avaliadas pelo Júri segundo os critérios seguintes: Carreira reveladora de atitudes e competências consensualmente associadas ao empreendedorismo (em particular, gosto pela concretização, aceitação de riscos calculados, tolerância ao erro, capacidade de aprendizagem com a experiência, partilha do conhecimento, procura de excelência, responsabilização); Utilização da capacidade empreendedora na promoção de iniciativas inovadoras, à luz de critérios adotados internacionalmente (ou seja, iniciativas conduzindo a novos produtos, serviços, processos, formas de organização ou mercados); Sustentabilidade económica e social das iniciativas em causa; Contributo para a aproximação entre o Portugal e os países estrangeiros onde o candidato desenvolva ou tenha desenvolvido a sua carreira; Carreira reveladora de uma integração efetiva do candidato e das suas iniciativas no contexto socioeconómico dos respetivos países de acolhimento; Respeito pelos valores fundamentais de cidadania.

Os processos de candidatura deverão ser submetidos à COTEC Portugal, através do site www.cotec.pt/diaspora Em caso de necessidade de algum esclarecimento poderá entrar em contacto com a COTEC Portugal pelo telefone (351) 213 183 350 ou e-mail

‘Ideias de Origem Portuguesa’

É uma iniciativa sua e da Fundação Calouste Gulbenkian na área do empreendedorismo social. É um desafio a todos os Portugueses na diáspora que têm ideias, talento e vontade de fazer mais e melhor . É uma convocatória a todos os que, apesar da distância, desejam participar na construção de Portugal, através de uma cidadania ativa, envolvente e participativa. Ideias de Origem Portuguesa é um concurso para encontrar e promover projetos nas áreas do Ambiente e Sustentabilidade, Inclusão Social, Diálogo Cultural e Envelhecimento. O período de candidaturas ao concurso decorrerá entre 17 de Novembro de 2015 e 29 fevereiro de 2016.

O Ideias de Origem Portuguesa é um concurso com uma mecânica simples: para participar, basta ter vontade de implementar um bom projeto de inovação social; Juntar uma equipa de 3 pessoas que inclua pelo menos um português ou lusodescendente residente no estrangeiro; Ter um discurso poderoso e convincente, fazer um vídeo com o mesmo; Depois passar a palavra e manter as pessoas atualizadas e envolvidas e promover o debate. A sua ideia irá ganhar com a contribuição de todos.

As ideias pré-selecionadas vao ser anunciadas até ao dia 17 de Abril de 2016. A segunda fase do concurso decorrerá a partir do dia 18 de Abril até Junho de 2016. No dia 10 de Junho se anunciarão as candidaturas vencedoras.

in Correo da Venezuela