Imprimir

Donativos anunciados por benfeitores em festas com a presença de José Luís Carneiro: mais 100.000 randes doados pelo comendador SP Pereira ao Lar de Idosos da SPB; 40.000 randes do comendador Mário Ferreira, 25.000 randes da Academia do Bacalhau de Joanesburgo e 10.000 randes da Academia da Ferrugem para o Centro de Dia Coração de Maria do NAC.

JLCna RSA

Durante uma visita de seis dias, que terminou sábado, dia em que regressou a Portugal, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, deslocou-se às cidades do Cabo, Durban, Joanesburgo e Pretória. No termo da sua primeira deslocação à África do Sul, o Secretário de Estado classificou a visita como “muito positiva” a todos os níveis, destacando os contactos relacionados com o ensino da língua portuguesa, movimento associativo cultural, desportivo e humanitário e empresarial. O governante também contactou serviços consulares, escolas, empresários, associações e representantes da comunidade.

José Luís Carneiro referiu que o Consulado em Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul, será reforçado em breve, no âmbito de um novo concurso. “Transmiti à comunidade que, no âmbito da abertura do novo concurso, um dos postos que vai ser reforçado será o de Joanesburgo, porque é a maior cidade da África do Sul e onde está concentrada grande parte da comunidade portuguesa”, disse.

Sobre o ensino da língua portuguesa, referiu que há um aumento do número de alunos, assim como um interesse por parte das instituições de integrar a experiência do ensino do português nas estruturas curriculares de ensino. É o caso da Protea Glen High School, no Soweto, Joanesburgo.

 

in O Século de Joanesburgo