Imprimir

Um madeirense vai estar presente, nos próximos três dias, na Catalunha, com três projetos concorrentes aos “Oscares da Arquitetura Paisagista”.
O Rosa Barba International Landscape Prize, que vai já na 9ª edição é dedicado, este ano, às ‘Paisagens de Amanhã’. Organizado pela Fundació Banc de Sabadell, o evento faz parte da Bienal Paisagem Internacional de Barcelona e decorrerá no Petit Palau de la Música, de hoje até sábado, 1 de Outubro.

Madeirensenomeadoscars
Boaventura Afonso, que vai à Catalunha representar a EPCA, atelier dedicado a Estudos, Projetos e Consultoria Ambiental, viu os três projetos apresentados serem selecionados para publicação, no catálogo desta edição, em três categorias distintas. Na categoria de “Regeneração”, o projeto ‘Recuperação das Condições de Ambiente Natural e Proteção dos Sistemas Costeiros em Santo André’, na categoria de “Transição” o projeto de ‘Requalificação e Valorização da Barrinha, Lago do Mar e Lagoa de Mira’, e na categoria de “Articulação” a ‘Requalificação Geral do Espaço Público da Via Principal de Peões’, em Marvila, Lisboa.

O arquiteto paisagista nascido na Madeira há 40 anos tem trabalhos feitos um pouco por todo o mundo, nas áreas do Desenvolvimento de diferentes projetos de várias categorias de espaços exteriores (Parques Urbanos, Parques Ribeirinhos, Jardins Públicos, Jardins Privados, Jardins em Cobertura, Empreendimentos Turísticos, Centros Desportivos, Escolas, Urbanizações, Programas Polis, Espaços Viários, Instituições, Praias Fluviais, Recuperação Paisagística, etc.

O gabinete que dirige tem desenvolvido projetos de Espaços Exteriores de Equipamentos Escolares, Comerciais e Residenciais, projetos de Integração Paisagística para produção, transporte, transformação e distribuição d de energia (Subestações, Linhas de Alta Tensão e barragens), projetos de Integração Paisagística para infraestruturas lineares (Auto-estradas, linhas férreas), projectos de turismo (Hotéis, Quintas Pedagógicas e Turismo em Espaço Rural). Desenvolveu também projetos de Reordenamento Ambiental, de Requalificação e Valorização Ambiental de áreas sensíveis, de Arranjos de Orla Costeira e Reposição de Condições de Ambiente Natural, de Recuperação e Proteção de Sistemas Costeiros e projetos de Requalificação Geral de espaço Urbano.
Boaventura Afonso desenvolve a sua atividade a partir de Lisboa para diversas partes do mundo, na Europa, América Latina, África e Ásia.

in Madeira In & Out