Imprimir

O melhor destino insular do mundo foi distinguido ontem, pela terceira vez, como n.º 1 na Europa. O melhor destino insular do mundo em 2015 vai ostentar o título europeu deste ano.

melhordestinoinsular

Na gala europeia dos ‘óscares’ do turismo, realizada ontem à noite no Forte Village Resort, na Sardenha, a Região reconquistou mais uma importante distinção, que já havia ganho em 2013 e 2014, quando foi escolhida como melhor destino insular europeu, obtendo nos dois anos mais votos do que as Baleares, Canárias, Chipre, Malta e Sardenha. Este ano teve também a concorrência dos Açores, Creta, Guernsey e Jersey.

Criados em 1993, os World Travel Awards (WTA) reconhecem os melhores exemplos de boas práticas no sector do Turismo, à escala global.

Numa competição em que os vencedores resultam de um processo de votação online em que foram intervenientes profissionais da área de Turismo e Viagens designadamente agentes de viagens, operadores e organizações de turismo, oriundos de mais de 100 países, bem como pelo público em geral, alguns hotéis da Região foram distinguidos na vertente europeia. Casos do Pestana Porto Santo (Melhor Resort All Inclusive), do Choupana Hills Resort & Spa (Melhor Boutique Resort da Europa), e The Vine Hotel (Melhor Hotel & Spa Insular da Europa).

Durante a gala europeia da 23.ª edição dos World Travel Awards foram ainda distinguidos os melhores de cada país. Na vertente nacional, o hotel Quinta do Lorde (Melhor Green Hotel de Portugal) e o Belmond Reid’s Palace (Melhor Hotel de Portugal) foram os únicos distinguidos da Região.

“São as nossas gentes que nos diferenciam no mercado”
O secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura revelou-se emocionado com o facto da Madeira ter sido novamente reconhecida. “Em 2015, ganhamos o mundo e agora reconquistamos a Europa. Uma responsabilidade acrescida, que nos deixa francamente entusiasmados e motivados para o futuro”, referiu.

Presente em Itália na cerimónia de entrega do galardão daqueles que são considerados como os “Óscares do Turismo”, Eduardo Jesus sublinha ao DIÁRIO que este prémio é “um reconhecimento para a Madeira, para a sua população e para todos aqueles que, neste sector, contribuem para uma notoriedade que se afirma, diariamente e a vários níveis, sustentada numa estratégia global de querer fazer, sempre, mais e melhor”.

Dedica este prémio à “resistência e resiliência de todo o sector e à sua extraordinária capacidade de reagir e seguir em frente”, numa alusão directa aos recentes acontecimentos resultantes dos incêndios na Região e à forma imediata como o destino superou e salvaguardou a sua imagem.

Para o governante, toda a população “é merecedora deste galardão, porque são as nossas gentes que nos diferenciam no mercado”. E concretiza: “Sabemos receber, acolher e cuidar dos nossos turistas como ninguém mais consegue e isso só acontece porque somos um destino maduro que, em primeiro lugar, atende aos seus residentes e cultiva, através deles, uma cultura turística que é genuína, autêntica e absolutamente responsável pelo nosso sucesso”.

Honrado com mais esta distinção, Eduardo Jesus sublinha que a atribuição deste prémio não podia ser mais oportuna: “Esta é, sem dúvida, a melhor forma de comemorarmos aquele que se espera que venha a ser o melhor ano de sempre para o sector, numa ilha que, ainda reconhecida como a melhor, no mundo inteiro, reforça, agora, novamente, o seu posicionamento na Europa, reconquistando-a”.

in Diário de Notícias da Madeira