Imprimir

O Governo Regional da Madeira faz-se representar pelo secretário regional da Educação, dr. Jorge Maria Abreu de Carvalho, nas cerimónias do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses na África do Sul, que decorrem de 30 de Junho a 8 de Julho em Joanesburgo, Klerksdorp, Pretória, Benoni, Bloemfontein, Durban e Cidade do Cabo.

jorgecarvalho na RSa

A chegada do secretário regional da Educação a Joanesburgo está prevista para a manhã da próxima quinta-feira, dia 30 de Junho. A primeira cerimónia do programa da visita será um almoço na Academia do Bacalhau de Joanesburgo, que esta semana decorre na sede da empresa Wines of the World, em Bertrams, onde o anfitrião será o comendador Giorgio Pagan.
O jantar será a convite da cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, Luisa Fragoso, e conta com as presenças do coordenador do Ensino de Português, Rui Azevedo, e dos membros do Conselho das Comunidades Portuguesas, arquitecto Gilberto Martins, Vasco Abreu, Helena Pereira e José Contente. A sexta-feira, 1 de Julho, Dia da Região Autónoma da Madeira, será passada em Klerksdorp, onde o secretário regional Jorge de Carvalho visitará empresas de comerciantes portugueses, terá à hora de almoço um encontro com um número mais alargado de portugueses, jantando com a comunidade no Clube de Klerksdorp.
No âmbito do programa da visita daquele membro do Governo Regional, a cerimónia oficial do Dia da Região Autónoma da Madeira será centrada no dia 2 de Jukho, sábado, num jantar de gala na Casa Social da Madeira em Pretória, pelas 19 horas.
Para o dia 3 de Julho, domingo, consta no programa da visita uma missa na Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Benoni e um almoço do Dia da Região na Casa da Madeira de Joanesburgo, em Alberton. O secretário regional chegará às 16 horas de segunda-feira, 4 de Julho, a Bloemfontein, tendo às 19 horas um encontro com a comunidade portuguesa do Free State na Igreja de Bloemfontein.
No dia seguinte, o visitante tem um encontro agendado com o reitor da Universidade Central de Tecnologia, e uma reunião com o premier do Free State, Ace Magashule, na residência oficial do governo provincial, seguida de almoço. Ao fim da tarde, Jorge de Carvalho partirá para Durban, onde está previsto um jantar no Roma Revolving Restaurante.
Na quarta-feira, 6 de Julho, visitará o Consulado Honorário de Portugal em Durban, os monumentos portugueses da cidade e almoçará no restaurante
da Associação Portuguesa do Kwazulu/Natal-Sociedade Portuguesa de Beneficência do Kwazulu Natal Trust. Da parte da tarde desloca-se ao Estádio Moses Mabhida e ao Liceu DHS, onde o poeta Fernando Pessoa estudou durante a sua juventude.
O jantar será no restaurante da Associação, promovido pelos “Poucos e Bons” e por membros da Representação da Comunidade Madeirense de Durban.
O dia 7 de Julho, quinta-feira, será dedicado à Cidade do Cabo, de onde regressará à Madeira ao princípio da noite do dia seguinte.

in O Século de Joanesburgo