Imprimir

A tecnologia, o K-Pop, a gastronomia e o Vinho Madeira foram os elementos perfeitos utilizados para celebrar o 15º aniversário da Geminação entre a Região Autónoma da Madeira e a Província Autónoma de Jeju, na Coreia da Sul.

tecnologia dança jeju madeira

 

A cerimónia híbrida teve uma vertente presencial e outra vertente em ‘livestreaming’ e juntou os dois arquipélagos situados a uma distância de 11.500 quilómetros entre si, numa ilha virtual criada para o efeito.

Na Região, o evento decorreu no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira e mereceu rasgados elogios por parte do diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, que participou na cerimónia, onde também estiveram presentes o diretor regional da Juventude, João Rodrigues, a presidente do IVBAM, Paula Jardim e o responsável pela StartUp Madeira, Carlos Lopes.
“Esta cerimónia, para além de muito dinâmica, foi muito interessante. Demonstrou como duas regiões, separadas por milhares de quilómetros podem estar tão perto, de uma forma tão inovadora e surpreendente”, disse Rui Abreu.
O governante reafirmou a ligação das duas Regiões, que foi firmada pelo presidente da Governo Regional, Miguel Albuquerque e pelo Governador de Jeju, Oh Younghun, através de um vídeo gravado anteriormente pelos chefes de ambos os governos.
“Foi reafirmado o Acordo de Cooperação entre a Madeira e Jeju e foi assinado um novo acordo de cooperação entre as Universidades das duas regiões autónomas”, explicou, continuando: “Também tivemos a oportunidade de visualizar uma apresentação ao vivo de K-Pop pelo grupo madeirense Gymdance. Da parte da Coreia do Sul tivemos um grupo de jovens que confecionou um prato de atum da autoria do Chef Octávio Freitas e uma sobremesa: os pasteis de nata”.
O evento encerrou com um Madeira de Honra, facultado pela Instituto Do Vinho, Do Bordado E Do Artesanato Da Madeira (IVBAM).