Um passaporte é sinónimo de poder atravessar fronteiras e descobrir o mundo. Mas este documento não tem o mesmo valor em todo o planeta. Enquanto existem países com passaportes mais “poderosos”, ou seja, que permitem aos cidadãos viajar livremente a mais lugares, como Espanha e Alemanha, existem outros que restringem fortemente a circulação, como é o caso do Afeganistão.

passaporte portugues

 


Segundo o Passport Index, Alemanha e Espanha são os países que possuem o passaporte mais poderoso do mundo, dando acesso a um total de 139 locais sem necessidade de visto, parcial ou totalmente. Enquanto na Alemanha dos 139 países, 104 são sem necessidade absoluta de visto, em Espanha são “visa free” 103 destinos.
Logo a seguir, em segundo lugar no ranking, encontram-se cinco países que permitem a livre circulação para 138 locais: Áustria, Suíça, Irlanda, Estados Unidos da América e Nova Zelândia. Em todos eles, apenas é necessário visto para 60 países.
Portugal surge em terceiro lugar no ranking. O passaporte português permite a deslocação sem visto para 137 países. Destes, 103 sem necessidade de visto à chegada e à partida e 34 necessário apenas à chegada. Por outro lado, os cidadãos portugueses necessitam de visto, tanto na chegada como na partida, para 61 países.
Na mesma posição que Portugal, estão ainda outros nove países: Suécia, Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Itália, Luxemburgo, Japão, Coreia do Sul e Austrália.
Em quarto lugar está a França, Malta, Países Baixos, República Checa, Grécia e Polónia, cujos passaportes dão acesso sem visto a 136 países. Noruega, Eslovénia, Hungria, Eslováquia, Canadá e Emirados Árabes Unidos surgem na quinta posição (135).
De entre todos os países do mundo, o Afeganistão é aquele que ocupa a última posição do ranking. O país possui um passaporte que dá acesso a 31 lugares.
In Eco Sapo https://eco.sapo.pt/2021/08/27/estes-sao-os-passaportes-mais-poderosos-do-mundo-portugal-esta-em-3-o-no-ranking/