Imprimir

No Dia Internacional de Nelson Mandela, prestamos homenagem a um homem extraordinário que lutou pela igualdade, pela dignidade e pela solidariedade, no século XX, numa África do Sul segregadora. O seu legado e os seus princípios continuam a guiar-nos nos dias de hoje.

mandela day

 


É tempo de refletir sobre a vida e a obra de Madiba, especialmente num momento em que a África do Sul atravessa um dos piores momentos da sua história recente.
Apesar de ter sido prisioneiro de consciência por mais de 30 anos, Madiba, manteve a dignidade e nunca abandonou as suas convicções... os seus ideais.
Fez história na África do Sul ao tornar-se no primeiro presidente eleito democraticamente naquele país.
Defendeu a importância de governos e cidadãos trabalharem juntos na construção de um mundo pacífico, sustentável e equitativo. Defendeu o pacifismo e nunca a guerra. Defendeu a união e a solidariedade.
Hoje mais do que nunca a África do Sul precisa de seguir o exemplo do seu grande líder: aquele que construiu e nunca destruiu, aquele que inspirou todos os povos do mundo, aquele que deu letra a muitas músicas, aquele que levou a esperança a muitos.
Que o exemplo de Mandela seja seguido pelo mundo. Que, neste momento, em especial, o exemplo de Mandela seja seguido por todas as comunidades sul-africanas.