Imprimir

O Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, recebeu esta sexta-feira, o Cônsul Honorário de Portugal em Honolulu, Havai, Tyler Dos Santos-Tam, que também é líder do Partido Democrata no Estado Norte-Americano do Havai, e como tal, é o possível candidato a governador naquele Estado em 2023.

42e54a68 1426 4966 b8bd 163dd29f232e

 

 


Durante a reunião foi abordado o tema da proximidade entre a Região e o Estado Norte-Americano do Havai. “Os laços entre o Havai e a Madeira começaram no século XIX, mais precisamente em 1878, quando os primeiros emigrantes madeirenses chegaram àquelas ilhas para trabalhar nos engenhos de açúcar”, explicou Rui Abreu
Nas três décadas seguintes chegaram milhares de portugueses, sendo que metade eram oriundos da Madeira. De salientar que na época os madeirenses integraram-se perfeitamente na sociedade havaiana. “Talvez por partilharem o facto de serem ilhéus e também porque os madeirenses são extremamente trabalhadores.”, sublinhou o governante
Atualmente, os descendentes de madeirenses estão inseridos nos vários sectores da sociedade, nomeadamente empresarial, na política, na educação.
Apesar da distância física, há muitos pontos em comum entre as regiões. “Os emigrantes madeirenses levaram consigo a sua cultura e tradições, e muitas tornaram-se parte integrante da cultura do Havai”, disse Tyler dos Santos-Tam.
Rui Abreu, sublinhou que “a presença madeirense sente-se no Havai, nos nomes das ruas, na gastronomia, na cultura, na música.”
A título de exemplo o ukulele é um instrumento musical tradicional no Havai inspirado na braguinha madeirense. Naquele território, passados tantos anos, em que as pessoas já nem falam português, continuam a fazer malassadas, a fazer o pão em fornos de lenha. “Isto significa que a cultura e as tradições madeirenses persistem no tempo e foram assimiladas nestas ilhas do Pacífico”, concluiu o governante madeirense.