Imprimir

O diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, em nome do Governo Regional da Madeira, homenageou, ontem ao final do dia, o Conselheiro da Diáspora Madeirense pelo Reino Unido, João Carlos Freitas, pela dedicação com que serviu a comunidade madeirense, ao longo de quase quatro décadas.

Conselheiro homenageado

 



“Este louvor atribuído pelo presidente do Governo Regional, [Miguel Albuquerque], através de resolução do Conselho de Governo, é o justo reconhecimento do trabalho de um homem que dedicou a sua vida à causa pública e que, cessa funções em breve, logo que sejam nomeados novos conselheiros”, explicou Rui Abreu, lembrando que João Carlos Freitas, agora com 89 anos, foi o primeiro Delegado das Comunidades Portuguesas em Londres, em 1983, e eleito Conselheiro Permanente das Comunidades Madeirenses, em 1984.

“Apraz-nos exprimir o nosso reconhecimento pela dedicação, competência e zelo de que deu provas no exercício do seu cargo”, pode ler-se no louvor atribuído, reconhecendo “o grande sentido de responsabilidade e espírito de bem servir a Comunidade Madeirense residente no Reino Unido”.
Assim, “considerando a diligência e correção com que sempre tratou todos quanto o procuraram é de inteira justiça que os seus méritos sejam alvo de louvor que ora lhe é atribuído”.
Rui Abreu, recordou que João Carlos Freitas, doutorado em Filosofia, pela Universidade de Lovaina, na Bélgica, reside no Reino Unido desde 1968, tendo apoiado muitos madeirenses que o procuravam.
“João Carlos Freitas esteve ao serviço das comunidades portuguesa e madeirense durante 38 anos. É uma pessoa muito estimada e respeitada por todos. Algo que é reconhecido pelas Comunidades, pelo País e pela Região. Em 1984 foi agraciado com o prémio de Valor Mérito das Comunidades Portuguesas, em 2013, recebeu o Grau de Comendador da Ordem de Mérito pelo Presidente da República, e hoje tenho a honra de lhe atribuir este louvor do Governo Regional da Madeira”, rematou o governante.