Imprimir

Neste segundo dia de visita oficial ao Reino Unido, Rui Abreu destaca também a plena integração da comunidade naquele país de acolhimento. “Foi um dia, em que visitamos instituições que abrangem vários sectores, nomeadamente a educação, a cultura, o desporto, o associativismo, e que demonstra bem a integração plena das nossas comunidades em Londres”, sublinhou.

Comunidade plenamente integrada

 


O dia de ontem começou com uma visita à Escola Anglo-Portuguesa de Londres, um estabelecimento escolar do 1º ciclo, que no próximo ano letivo contará com 450 alunos portugueses e descendentes de portugueses, nos quais se incluem muitos madeirenses.
Seguiu-se a visita à Biblioteca de South Lambeth, zona onde vivem entre 20 mil a 25 mil portugueses, a maioria oriundos da Madeira. Rui Abreu enalteceu o “trabalho meritoso” que a Biblioteca de South Lambeth desenvolve com a comunidade portuguesa. “Trabalha com as escolas do 1º ciclo, frequentadas por muitos alunos portugueses, e por conseguinte, por muitos madeirenses”.
A comitiva seguiu para o Centro Cultural e Desportivo de Londres, uma instituição com 40 anos, presidida pelo madeirense José Manuel de Sousa. Depois foi a vez a visita ao Infantário Strawberry Academy, sistuado em Litlle Portugal, onde frequentam 40 crianças, a grande maioria portuguesa.
O final do dia ficou marcado pelo louvor atribuído pelo Governo Regional ao Conselheiro da Diáspora Madeirense pelo Reino Unido, João Carlos Freitas.