Imprimir

O Consulado-Geral de Portugal em Londres vai reforçar os meios humanos para conseguir dar resposta a todos os atos consulares solicitados pela comunidade portuguesa, nomeadamente na emissão de cartões de cidadão e de passaportes. Isto mesmo foi adiantado pelo diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, que acompanhou a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, numa reunião com a Cônsul-Geral de Portugal em Londres, Cristina Pucarinho, na passada terça-feira, 18 de maio.

reunião consul geral

 



“A senhora secretária de Estado anunciou que está a fazer todos os esforços para reforçar os meios humanos no Consulado, e assim conseguir responder ao número crescente de solicitações dos cidadãos portugueses que residem em Londres”, avançou Rui Abreu, explicando que a grande procura pelos serviços consulares se deve, não só, ao aumento da comunidade portuguesa no Reino Unido, mas também ao Bexit, e às restrições colocadas pela pandemia.

“A comunidade portuguesa cresceu muito nas últimas duas décadas, tendo aumentado exponencialmente a partir de 2008, ano da crise económico-financeira mundial. Estima-se que residam entre 400 a 500 mil portugueses no Reino Unido, um número que só por si já colocou novos desafios ao Consulado-Geral de Portugal em Londres. A isto acresceu o Brexit e as restrições da pandemia, o que criou algumas dificuldades.”

O Consulado-Geral de Portugal em Londres, onde estão inscritos mais de 300 mil portugueses, chegou a atender 800 pessoas por dia, no período pré-pandemia. É o primeiro consulado do mundo em de emissão de passaportes e o segundo maior na emissão de cartões de cidadão. Mas atualmente já não pode fazer tantos atendimentos devido às limitações impostas pela Covid-19, explicou o governante madeirense. Neste sentido, e para melhor servir os cidadãos portugueses, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas pretende aumentar o número de efetivos no consulado.

Rui Abreu constata que quase 400 mil portugueses já obtiveram o estatuto de residência, mas lembra que os estrangeiros residentes no Reino Unido têm apenas mais 43 dias para apresentar a candidatura. “Mesmo com os documentos caducados, os nossos concidadãos podem pedir o estatuto de residente, mas têm de fazê-lo até 30 de junho que é a data limite”, alertou.
Recorde-se que 90% da comunidade portuguesa residente no Reino Unido, encontra-se na Inglaterra, sendo que 42% deste número vive e trabalha em Londres. Os restantes 10% da comunidade lusa reside na Escócia, em Gales e na Irlanda.

Consulado atento a Jersey
Sobre a mesa esteve também o tema de Jersey, uma ilha do Canal que foi afetado em termos consulares. “O Consulado-Geral de Londres desloca um funcionário a Jersey seis vezes por ano, para praticar atos consulares. Mas com a pandemia foi complicado devido às restrições dos voos.
“Atendendo à dimensão da nossa comunidade em Jersey, foi defendida uma solução semelhante à das Bermudas, que será ter um funcionário permanente do Consulado de Londres em Jersey”, concluiu Rui Abreu.