Imprimir

Atualmente a Austrália é dos poucos países do mundo em que o número de casos de covid-19 é tão residual, que até mesmo o uso de máscara de proteção individual deixou de ser obrigatório em espaços fechados. Já é possível viajar em todo o território australiano sem quaisquer restrições, a economia está a funcionar em pleno: os restaurantes, as lojas e as discotecas estão abertas, e os festivais voltaram em força. Respira-se um ambiente de quase normalidade.

RA AUSTRÁLIA

 


No entanto, a interdição do espaço aéreo australiano aos voos internacionais, especialmente para a Europa, onde a situação pandémica ainda não está controlada é uma realidade que só deverá mudar em 2022, trazendo constrangimentos à comunidade madeirense que quer viajar até a Região. Isto mesmo foi adiantado pelo diretor das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, após a reunião, por videoconferência, mantida esta com o Conselheiro da Diáspora Madeirense na Austrália, José Góis.
Austrália retira obrigatoriedade do uso de máscara
“Aqui [na Austrália] não temos qualquer problema com o covid-19, está tudo controlado e os casos existentes são muito residuais. Já temos festivais, festas, discotecas abertas, as pessoas convivem. Podemos viajar por toda a Austrália. O uso de máscara, por exemplo nos autocarros, já não é obrigatório, só usa quem quer”, regozijou-se José Góis durante a reunião.
No entanto, confessou o conselheiro, a comunidade madeirense está a ter algumas dificuldades em lidar com o encerramento das fronteiras internacionais à Europa, onde o vírus ainda está muito ativo, o que torna impossível viajar até território europeu e consequentemente até a Madeira.
“As fronteiras internacionais para a Europa deverão manter-se fechadas pelo menos até o verão de 2022, porque o governo australiano quer evitar o ressurgimento de novos surtos”.
As exceções no espaço aéreo australiano vão para a Nova Zelândia ou Singapura, países com os quais a Austrália abriu uma ‘bolha’ de viagem, permitindo que os habitantes se desloquem entre os dois sem se submeterem a quarentena obrigatória. Ainda assim, estas bolhas de viagens são abertas e encerradas, de acordo com o aparecimento de surtos nos países.
No que respeita á vacinação, José Góis, lembrou que a vacinação na Austrália teve início este mês junto dos grupos prioritários: idosos residentes em lares e funcionários de lares, pessoal do setor da saúde e já estão a vacinar pessoas com idades acima dos 60 anos. “O processo de vacinação está a ser muito rápido”, sublinhou.
Festa Madeirense em Sidney realiza-se em junho
“As saudades da nossa Terra são muitas. Mas a verdade é que não há forma de chegar à Madeira, devido ao encerramento das fronteiras com a Europa”, lamentou José Góis, continuando: “a forma que temos de estar mais perto da Madeira é através dos clubes, que finalmente abriram. Agora já podemos reunir e conviver”.
O conselheiro aproveitou a reunião para anunciar que a grande Festa Madeirense na Austrália se realiza em Sidney, em junho próximo, onde são esperados milhares de pessoas.
“A Festa Madeirense que deveria ter acontecido em janeiro foi adiada devido às restrições sanitárias. Finalmente a nossa festa realiza-se em junho próximo”.