Imprimir

Jersey está a abrir a economia num momento em que a ilha do canal apenas regista seis casos ativos de infeção por covid-19. Os madeirenses são dos mais beneficiados com a nova fase de desconfinamento.

Jersey desconfinamento

 


Jersey está, a pouco e pouco, a regressar à normalidade. Este desconfinamento é consequência do grande controlo pandémico conseguido nesta ilha do canal. O número atual de casos ativos na ilha de Jersey é 6, 2 deles apresentam alguns sintomas, os restantes são assintomáticos.

A vacinação essa também segue a bom ritmo. Já foram administradas 62.126 vacinas sendo 44,526 a primeira dose e 17,600 a segunda dose. As vacinas são limitadas e por isso as pessoas são informadas se vão levar a Pfizer BioNtech ou a AstraZeneca (Oxford) aquando da marcação, que pode ser feita online.

Regresso à normalidade

O Governo de Jersey delineou uma estratégia de volta à "normalidade" que está a ser implementada por fases. Essa estratégia inclui o plano que vacinação e a redução de restrições que permite aos residentes o regresso às suas atividades regulares.

As discotecas e bares, que ofereçam serviço à mesa, já podem abrir desde que os clientes possam manter os dois metros de distância, o número de clientes à mesa seja igual ou inferior a 10 e os detalhes dos clientes sejam guardados para contacto, se for necessário. É obrigatório usar máscara no interior dos estabelecimentos.

Esta é uma das principais medidas que beneficia a grande maioria da comunidade portuguesa, cuja grande parte é madeirense, isto que a emigração está muito ligada aos serviços nesta ilha do canal.

Nesta altura, todos os alunos já voltaram às aulas presenciais, os hotéis e restaurantes já abriram, os espaços turísticos idem, serviços de contacto com o público como cabeleireiros, já estão a funcionar, atividades desportivas no exterior já voltaram a ser exercidas e os números de pessoas que podem estar presentes em cerimónias religiosas aumentaram para 40.

Já se pode consumir bebida alcoólica em estabelecimentos sem que seja acompanhada de comida. Todos os estabelecimentos têm de fechar até às 23:30.

Estão previstas novas mudanças para o próximo dia 12 de abril (fase 5) e a partir de 26 de abril, mais restrições serão levantadas. A 10 de maio, seguir-se-ão outras decisões e as últimas restrições deverão ser levantadas a 14 de junho.

As datas podem mudar, dependendo da evolução da pandemia.
in JM_Madeira