O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, reuniu ontem, por videoconferência, com o Conselheiro da Diáspora Madeirense pelos Estados Unidos da América (EUA), Leonel Teixeira. O governante elogiou o “grande plano de vacinação” norte-americano, bem como o programa de relançamento da economia.

EUA RA

 

Uma nova atitude perante a pandemia. Uma nova atitude perante a economia. Uma nova atitude perante a sociedade. É assim que o conselheiro da diáspora madeirense pelos EUA descreve a fase pós-Trump, agora com Joe Biden na presidência dos EUA.

“Com Joe Biden, como presidente dos EUA, são grandes as alterações, começando na vacinação e nos cuidados médicos. E, mesmo com os erros cometidos anteriormente por Donald Trump, Joe Biden conseguiu implementar um programa de vacinação que está em curso em todo o território norte-americano”, começou por referir Leonel Teixeira.

Sublinhando a descida acentuada no número de infetados e de mortos, o conselheiro não tem dúvidas: “Biden obedece e acredita na ciência. Generalizou o uso de máscaras, com as pessoas a chegarem à conclusão que têm de cumprir para travar o aumento de casos. A vacinação está a avançar a bom ritmo e os cuidados de saúde melhoraram imenso, o que levou a uma diminuição substancial no número de casos e a uma maior satisfação na Comunidade”.

Paralelamente aos cuidados de saúde é preciso cuidar igualmente da economia, disse Rui Abreu. Neste sentido, a administração norte-americana criou um programa para relançar a economia. Foi criado um fundo de incentivos e injetados 1,9 triliões de dólares na economia americana, um valor destinado a empresas, trabalhadores e pessoas em geral, lembrou o governante.

Leonel Teixeira adiantou que mesmo as pessoas que não tiveram cortes salariais, estas estão a receber incentivos, o que leva a um aumento de consumo. Por outro lado, o pagamento de impostos foi adiado por mais um mês, até 15 de maio, para que as empresas e as pessoas tenham mais tempo para recuperar. “O grande objetivo é relançar a economia, e vamos consegui-lo”, afirmou.

“Vamos esperar pela imunidade e depois viajar em segurança”

O planeamento de viagens não essenciais foi adiado em todo o mundo. Os Estados Unidos não são exceção. Para Rui Abreu e Leonel Teixeira a normalização da mobilidade aérea vai depender da evolução da pandemia, e principalmente da vacinação, quer nos Estados Unidos da América quer na Europa.

“Vamos esperar pelas vacinas, pela imunidade e depois viajar em segurança”, afirmou Rui Abreu. Uma opinião reforçada pelo conselheiro, que referiu que atualmente, apesar de haver voos internos nos EUA e voos para a Europa, a maioria das viagens acontecem mais por motivos de trabalho e menos por motivos de lazer.

Maior festa da Diáspora ainda em equação

É a maior festa da Diáspora Portuguesa e tem assinatura madeirense. Realiza-se em New Bedford, no primeiro domingo do mês de agosto, e acolhe centenas de milhares de pessoas. Mas a pandemia adiou a edição de 2020 da Festa do Santíssimo Sacramento em New Bedford.
Para 2021 a edição ainda está em equação. Leonel Teixeira adiantou que em breve haverá uma reunião para decidir se a Festa será realizada ou adiada.
“Tudo depende da evolução da pandemia e da vacinação, porque esta festa junta milhares e milhares de pessoas e não podemos arriscar. Não sabemos se estarão reunidas as condições de segurança para realizarmos uma festa com esta dimensão”.