Portugal, incluindo a Madeira e os Açores, deixou de figurar na lista vermelha de países identificados pela Inglaterra como potencialmente perigosos ao nível de contágios e cujos viajantes são obrigados a fazer quarentena em unidades hoteleiras à chegada a solo britânico. A decisão foi bem acolhida pelo Governo português.

Boris Jonhson

 

"Portugal, incluindo Madeira e Açores, e as Maurícias serão retirados da lista vermelha da Inglaterra. A interdição aérea e marítima de Portugal, incluindo Madeira e Açores, será também removida no seguimento de provas que mostram que o risco de importação uma variante [da covid-19] destes destinos se reduziu. Portugal deu passos de modo a mitigar o risco das suas ligações com países onde variantes se tornaram uma preocupação", pode ler-se num comunicado emitido pelo governo chefiado por Boris Johnson.
O governo britânico sublinha que os passageiros provenientes de Portugal (e das Maurícias) deixam de ter de cumprir quarentena em instalações pré-determinadas pelas autoridades locais, a partir de 19 de março. Contudo refere que essas pessoas terão de se auto-isolar por um período de 10 dias à chegada ao Reino Unido. Terão ainda de realizar testes à covid-19 no segundo e oitavo dias em solo britânico.

In Jornal de Negócios