O controlo de pessoas nas fronteiras terrestres e fluviais vai manter-se até ao dia 16 de março. No entanto, devido à “articulação permanente entre os governos de Portugal e de Espanha” foram acrescentados mais dois pontos de passagem autorizados (PPA) em Ponte da Barca e Vinhais, que funcionarão nos dias úteis entre as 6h00 e as 9h00 e as 17h00 e as 20h00, informou o Governo numa nota enviada à comunicação social.

Portugal Espanha fronteiras fechadas

 

Assim, a partir das 00h00 de dia 2 de março, mantém-se limitada a circulação entre Portugal e Espanha – e somente nos PPA – ao transporte internacional de mercadorias, de trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e de veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

Continua também suspensa a circulação ferroviária transfronteiriça, exceto para transporte de mercadorias, bem como o transporte fluvial entre Portugal e Espanha. Estas limitações não impedem a entrada em Portugal de cidadãos nacionais e de titulares de autorização de residência em Portugal, bem como a saída de cidadãos residentes noutros países.

As sete PPA ‘permanentes’ que funcionam 24 horas por dia durante toda a semana, são: Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Caia, Vila Verde de Ficalho e Castro Marim.

As cinco PPA que funcionam apenas nos dias úteis das 06h00 às 09h00 e das 17h00 às 20h00 são: Monção, Melgaço, Montalegre, Vinhais e Ponte da Barca.

Por sua vez, as quatro PPA que funcionam nos dias úteis das 7h00 às 09h00 e das 17h00 às 19h00 são: Miranda do Douro, Termas de Monfortinho, Mourão e Barrancos.

As exceções às condições mencionadas anteriormente prendem-se com as fronteiras de Marvão, que fucionam nos dias úteis das 6h00 às 20h00, e Rio de Onor que estará aberta às quartas-feiras e aos sábados das 10h00 às 12h00.

in O Jornal Económico