Imprimir

O Japão volta a ter o passaporte que dá acesso a mais países de todo o mundo.

PassaportePortugues

Com o documento português pode-se entrar em 185 países. O Japão tem o passaporte mais poderoso do mundo e Portugal o sétimo mais poderoso. São estas as conclusões do Henley Passport Index, a tabela que ordena os passaportes mais poderosos do mundo, e que coloca o português em sétimo lugar. O "poder" do passaporte é medido de acordo com o número de destinos a que estes documentos dão acesso sem haver necessidade de um visto prévio.

O Japão ocupa o lugar cimeiro desta lista há três anos consecutivos. Este documento dá acesso a 191 países por todo o globo. Em terceiro lugar surgem os passaportes de Singapura (190 países), Coreia do Sul e Alemanha (189 países). O pódio contém três países asiáticos e um europeu.

Portugal surge empatado, na sétima posição, com outros quatro países (Suíça, Países Baixos, República da Irlanda e Áustria). Todos estes países abrem portas para 185 países. Na totalidade, existem 41 países que exigem, previamente, documentação específica para que um português os possa visitar. Entre estes estão Angola, China ou Rússia.

Logo atrás de Portugal estão os Estados Unidos e o Reino Unido, que têm acesso a 184 países. Acima na tabela estão a Itália e a Finlândia (em 4.º lugar, dando acesso a 188 destinos); Espanha, Luxemburgo e Dinamarca (187) e, em 6.º lugar, a Suécia e França (186).

Este índice é elaborado desde o ano de 2006. Na altura, Portugal entrou precisamente na sétima posição. Em 2008 e 2009, o passaporte português chegou a ser considerado o segundo mais poderoso em todo o mundo.

Com os passaportes menos poderosos do mundo, estão o Afeganistão (26 países), o Iraque (28 países) e a Síria (29 países).

Christian H. Kaelin, presidente da Henley & Partners, sublinha a crescente disparidade no que toca à liberdade de viajar: "A análise dos nossos dados históricos revela que a extraordinária diferença de mobilidade global é a mais acentuada desde o início do índice em 2006".

In «Sabado»