Imprimir

O centenário do ensino da língua portuguesa a nível universitário em França vai ser celebrado a 18 e 19 de outubro, na Universidade Paris-Sorbonne, com um colóquio internacional, com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Colóquio

O programa do colóquio será repartido por três locais na universidade. A abertura, com a participação de Augusto Santos Silva e do reitor chanceler da Sorbonne, Gilles Pécout, realiza-se na manhã do dia 18, na Salle Louis Liard, local que acolhe as sessões de trabalho desse dia.

Para a abertura, a Coordenação do Ensino de Português em França tem confirmada ainda a presença dos embaixadores de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Angola e Guiné-Bissau e de representantes da UNESCO, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P) e outras entidades francesas e portuguesas.
‘A importância dos espaços lusófonos para a França e para a contemporaneidade’, ‘Criação e desenvolvimento do ensino do português nas universidades francesas’, ‘Convergências institucionais para o ensino do português em França’ e ‘Associações e sociedades para a promoção da língua portuguesa’ são os temas das sessões de trabalho do primeiro dia do colóquio.
No segundo dia, os trabalhos dividem-se entre a Sala Athéna da Maison de la Recherche (Rue des Irlandais) e a Sala Delpy, do Instituto de Estudos Hispânicos (Rue Gay Lussac).
‘O elo entre o português no ensino médio e superior francês’, as ‘Dinâmicas do ensino do português’ e a ‘Variedade e diversidade de usos e contextos’ na língua portuguesa, serão os temas a abordar nas sessões que decorrem na Maison de la Recherche.
Já o Instituto de Estudos Hispânicos será o espaço de debate das sessões temáticas ‘Língua de criação cultural, de reencontro de culturas’, ‘Transposição para o francês: testemunhos de tradutores literários’ e ‘Criação literária’.
A inscrição para acreditação e acesso à Sorbonne é obrigatória e deve ser feita através do email , da Coordenação do Ensino Português em França.
O comité organizador do colóquio internacional do centenário do ensino da língua portuguesa a nível universitário em França é coordenado por Maria Helena Araújo Carreira, professora na Universidade Paris 8 Vincennes – Saint-Denis, e integra, entre outros, o embaixador de Portugal em França, Jorges Torres-Pereira, a coordenadora do Ensino Português em França, Adelaide Cristóvão e o conselheiro cultural da Embaixada de Portugal, João Pinharanda.

Ana Grácio Pinto

In «Mundo Português»