Imprimir

A iniciativa integra o programa de comemorações do 25.º aniversário da Direção-Geral dos Assuntos Consulares (DGACCP) e Comunidades Portuguesas.

MemoriasDAeMIGRACAO

Numa perspetiva de reconhecimento e valorização do papel e contributo da diáspora portuguesa, o governo português está a divulgar a iniciativa “Memórias da Emigração e das Comunidades Portuguesas”.

A ação tem como objetivo fazer a identificação e registo de testemunhos orais, de memórias, de histórias e objetos sobre o papel e os percursos das comunidades portuguesas.

O programa é feito entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, especificamente através da DGACCP, e as Comunidades Portuguesas.

“A celebração deste aniversário, devida pela importância que essa entidade e as suas anteriores configurações representam relativamente a uma realidade tão relevante e estruturante da história e identidade nacionais, constitui uma oportunidade no sentido da valorização do patrimônio e da história da emigração e das Comunidades Portuguesa” declarou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

José Luis Carneiro citou ainda que a iniciativa reconhece a experiência migratória que marca a sociedade portuguesa e herança cultural, e a contribuição da diáspora ao longo da história que “merece ser persistentemente renovada”.

A equipa do programa “Memória para Todos” pode ser contactada através do e-mail: ou das redes sociais: www.facebook.com/memoriaparatodos e www.instagram.com/memoriaparatodos.

In «Revista Port»