Imprimir

O Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) tomou posse em Lisboa, e elegeu os 12 membros do seu Conselho Permanente. O conselheiro do Brasil, Flávio Martins, será o presidente.

CCP FlavioMartins

Os membros do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) reunidos em Lisboa, elegeram ontem o Conselho Permanente daquele órgão consultivo do Governo português para as questões da Emigração. Para o cargo de presidente foi eleito Flávio Martins, do Brasil.
Ao ser eleito o novo presidente comprometeu-se a lutar para defender os interesses dos portugueses no estrangeiro.
A eleição só terminou no final do dia depois do atraso provocado pelas divergências da Comissão Regional da Europa, onde o entendimento esteve difícil em relação aos quatro conselheiros que deveriam integrar a Comissão permanente.
Em declarações ao Mundo Português Flávio Martins referiu que aceita o cargo “com orgulho”, considerando que o presidente do conselho “é apenas um ouvinte que deve encaminhar as demandas e buscar sempre o consenso”.
“Temos que ouvir as comunidades, estamos aqui como representantes das comunidades. E depois fazer com que elas sejam ouvidas pelo nosso Governo e pelos nossos deputados na Assembleia da República”.
O Conselho Permanente é composto por 12 membros e presidido por um dos conselheiros, eleito entre os seus pares, comissões temáticas e conselhos regionais.
Fazem ainda parte do Conselho Permanente os seguintes membros Ângelo Horto e Flávio Martins (Brasil), Rita Botelho dos Santos (China, Macau e Hong Kong), Maria Lurdes de Almeida (Venezuela), Nelson Ponta Garça (Estados unidos) Manuel Coelho (Namíbia), Lígia Fernandes (África do Sul) Pedro Rupio (Bélgica), Amadeu Batel (Suécia), António Cunha e Sandrina Barros e Silva (França)
Recorde-se que esta última conselheira, que não esteve presente nos trabalhos, deverá desistir, sendo substituída por Paulo Marques também de França.

in Mundo Português