Imprimir

O embaixador da Índia em Lisboa está em visita oficial à Madeira com dois grandes objectivos: estudar a possibilidades de incrementar os negócios entre a Região e o país que representa; promover o intercâmbio cultural entre os dois povos.

Madeira e India

Jitendre Nath Misra esteve, na manhã de hoje, reunido com Miguel Albuquerque. O encontro, na Quinta Vigia, do embaixador com o presidente do Governo Regional, durou aproximadamente 40 minutos e serviu para os dois falarem dos assuntos referidos.

Na área dos negócios, o embaixador disse ter sido informado por Albuquerque que existe uma empresa indiana interessada em investir no turismo da Madeira, o que agradou ao representante da Índia. Sem revelar qual é a empresa, Jitendre Nath Misra adiantou que é uma entidade que já tem investimentos no Algarve.

Na área da cultura, a ideia é trazer à Madeira artistas performativos da Índia. Aliás, revelou o embaixador, existe já um compromisso de Paulo Cafôfo, com quem se reuniu ontem, para que essa seja uma realidade. Jitendre Nath Misra diz que os portugueses se mostram muito abertos a outras culturas e também adiantou que existe a possibilidade de virem artistas para o festival cultural que acontece em Junho.

No encontro, Miguel Albuquerque apresentou as capacidades do CINM e Jitendre Nath Misra admite que o Centro pode interessar a algumas empresas indianas, nomeadamente na área das tecnologias de informação.

O embaixador diz mesmo que a Madeira está muito bem posicionada para projectar negócios para os continentes americano e africano.

Albuquerque também terá falado na possibilidade de haver negócios com o grupo Pestana, algo que Jitendre Nath Misra diz ser possível, à semelhança do que aconteceu com a Visabeira, que, de Moçambique, onde também o grupo Pestana está presente, partiu para a Índia numa parceria com o grupo MPB.

Jitendre Nath Misra referiu ainda o interesse em explorar petróleo, caso um dia venha a ser descoberto nesta zona do Atlântico. “Temos fome de energia.”

O embaixador fez questão também de referir seu encantamento com a Festa da Flor, a que assistiu a convite do Representante da República para a Madeira, que considerou uma experiência capaz de elevar o espírito.

in Diário de Notícias da Madeira