Imprimir

A Região assegurou uma dotação de 10% do valor da linha de crédito nacional «Regressar Venezuela».

LinhadeCredito
A Madeira vai disponibilizar 5 milhões de euros para financiar empresários e lusodescendentes que queiram regressar da Venezuela. A Região assegurou uma dotação de 10% do valor da linha de crédito nacional «Regressar Venezuela», já anunciada pelo Ministro da Economia no montante de 50 milhões de euros.


Segundo apurou o JM junto do presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), Jorge Faria, a linha de crédito para a Madeira pode atingir 1 milhão de euros por projecto, sendo a Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua (SPGM) avalista da operação até 75%e cabendo ao Governo Regional assegurar os custos deste mecanismo de apoio.


Esta participação da Madeira na linha de crédito «Regressar Venezuela» será consagrada, na próxima sexta-feira, em Penafiel, durante o III Encontro de Investidores da Diáspora, após a assinatura do protocolo com as instituições bancárias aderentes a SPGM, o IDE, a banca protocolar e o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Inovação (IAPMEI), numa cerimónia que conta com Jorge Faria e que será antecipada por uma sessão especial de anúncio da Linha Regressar Venezuela.


A sessão, que não contava na primeira versão do programa do III Encontro de Investidores da Diáspora, uma iniciativa estratégica da identificação no apoio e na facilitação do micro e pequeno investimento com origem nas Comunidades Portuguesas e Lusodescendentes dirigido a Portugal, terá como interveniente José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Beatriz Freitas, Presidente da SPGM e Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia.


O Encontro de Investidores da Diáspora arranca, esta quinta-feira, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel e decorre até ao próximo domingo, reunindo vários ministros, secretários de Estado e representantes da mais diversas entidades.
De referir que a linha «Regressar Venezuela», foi uma das medidas levadas pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas aos portugueses e lusodescendentes na sua última visita oficial à Venezuela.


«O Governo Regional da Madeira foi contactado pelas entidades nacionais e manifestou de imediato interesse em participar nesta linha de crédito», explica Jorge Faria.


O Presidente do IDE, ressalva a importância deste instrumento que vai «facilitar o acesso dos empresários regressados da Venezuela ao financeiro, mitigando os riscos da operação, acelerando e facilitando todo o processo».

In «JM»