Imprimir

A visita de José Luís Carneiro à Alemanha prolonga-se até amanhã.

importanciaasscoaicoesportuguesas

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, está a realizar uma visita à Alemanha, onde participou, em Berlim, na festa de Natal da comunidade portuguesa, organizada pela associação Berlinda.

Acompanhado pelo embaixador de Portugal na Alemanha, João Mira Gomes, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas destacou a importância das associações portuguesas da Diáspora, pelo modo como estas promovem a cultura e a língua portuguesas, mas também pelo modo como proporcionam um apoio à integração dos portugueses nos países de acolhimento.

José Luís Carneiro referiu que os novos critérios para atribuição de apoios ao associativo possuem regras claras, uma calendarização definida e pretendem estimular um diálogo entre as diferentes gerações de emigrantes portugueses.

No quadro desta iniciativa foram ainda homenageados, com a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas, o jornal português na Alemanha “Portugal Post”, que celebrou 25 anos de existência, bem como o jornalista Mário dos Santos, que fundou e dirigiu aquela publicação até ao início de 2018 e esteve representado nesta iniciativa pelos filhos.

Foram também entregues Bolsas de Estudo a alunos portugueses e luso-alemães, numa iniciativa de responsabilidade social promovida pela Embaixada de Portugal em Berlim, Alemanha, com o apoio de empresas sedeadas na Alemanha.

Ontem, José Luís Carneiro inaugurou as novas instalações do consulado-geral de Portugal em Hamburgo.

A visita do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, termina esta quarta-feira, com a visita a Frankfurt, onde vai inaugurar as instalações do escritório consular em Hattersheim am Main e encontrar-se com a comunidade portuguesa.

De acordo com números oficiais, residem na Alemanha cerca de 140 mil portugueses.

Associações maior facilidade na obtenção de apoios

As associações portuguesas da região norte da Alemanha vão aproveitar a visita do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, para pedir que o processo de solicitação de apoios económicos seja facilitado.

Alfredo Stoffel, conselheiro das comunidades, eleito pelo círculo do norte da Alemanha, alerta para a dificuldade do processo, numa altura em que o «associativismo tradicional português» no país está cada vez menos presente.

«Antigamente elaborava-se um projeto, enviava-se para a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e depois havia uma resposta positiva ou negativa. Hoje há uma linha vermelha definida, isto é, o que é que tem de ser feito para que a associação possa receber apoios e já se torna mais difícil», explicou à agência Lusa.

«Os pedidos têm de ser feitos entre outubro e dezembro para solicitar apoios para o ano seguinte. Isto é, as associações têm de ter, num prazo de seis a nove meses, todas as atividades planeadas. Isso nem sempre é fácil porque há coisas que surgem espontaneamente, que não estão programadas, como a vinda de um cantor português a uma cidade próxima, que também teria sentido convidar», acrescenta o conselheiro das comunidades, que exerce a função desde 2008.

O conselheiro das comunidades avisa que o «associativismo tradicional» ainda se faz notar na Alemanha, «mas está em declínio», o que justifica com o pouco interesse dos mais jovens, pelo que considera necessário «repensar o associativismo português» no país.

In «Revista Port»