Alegrai-vos, Jesus nasceu para nós!
A luz do Menino de Belém inunda e perpassa todo o santo tempo do Natal. É, pois, com grande alegria, que me dirijo aos queridos diocesanos da Madeira e Porto Santo e a todos convido a celebrar o nascimento de Jesus, com muita fé e esperança: Vamos a Belém! É Natal, Jesus nasceu!
Chega-nos um jubiloso anúncio, mensagem de alegria e ternura, que invade os nossos corações, as nossas famílias, as nossas igrejas e as ruas da nossa cidade, com as suas decorações natalícias, a fazer memória do maior evento da história da Humanidade. “Anuncio-vos uma grande alegria: hoje nasceu o nosso Salvador, Jesus Cristo, Senhor”. Mensagem que inunda toda a nossa vida, tecida de sonhos, de sofrimentos e de esperanças.
Com profundas raízes franciscanas, as tradições natalícias madeirenses, ricas em expressões de comunhão familiar, eclesial e social, ajudam-nos a preparar e a celebrar, com imensa alegria e profundo significado, a nossa “Festa”. Com especial afluência de fiéis, salientam-se as “Missas do Parto”, que muito contribuem para a sua preparação próxima e festiva, em quase todas as paróquias.
É Natal! Alegrai-vos, Jesus nasceu para nós! É que, com a Incarnação do Filho de Deus, a grandeza e a dignidade da vida humana encontram um novo sentido e um novo projeto, que importa conhecer, respeitar e promover.
Descobrir os apelos de Deus
Natal é tempo oportuno e ocasião especial para descobrir os apelos de Deus na realidade social e concreta da nossa Diocese: pessoas e famílias tantas vezes marcadas pelo sofrimento, múltiplas carências e provações, nomeadamente aquelas que foram atingidas pelo desemprego.
O Espírito do Senhor nos envia em Missão, para proclamar a Boa Nova aos pobres e curar os corações atribulados; enfim, a testemunhar e a manifestar, com alegria e generosidade, o nosso amor solidário aos mais necessitados. “Quem ajuda um pobre anuncia a alegria do Evangelho”, afirma o Papa Francisco.
Urge, pois, ser consequente com a fé que professamos, deixando Jesus nascer no melhor dos presépios, que é o nosso coração. Unidos a Ele, teremos força para intensificar o testemunho da caridade, acompanhado do maior empenho a favor da justiça, num esforço que a todos há de implicar.
Votos de Boas Festas
Que a estrela da esperança brilhe intensamente nos nossos corações. Jesus, o Verbo de Deus, é a verdadeira luz que ilumina o coração da Humanidade!
Boas Festas de Natal a todos os queridos diocesanos, aos nossos emigrantes e aos turistas que nos visitam nesta quadra natalícia. Lembro particularmente as crianças e os jovens, os idosos, os doentes, os reclusos, quem mais sofre e precisa de uma palavra de carinho e um gesto de conforto. Que a luz de Belém resplandeça em todas as famílias. Jesus-Menino é a razão da nossa alegria e da nossa esperança!