Imprimir

Escola será inaugurada em Outubro com a presença do cônsul.

AnnaRussia
A comunidade russa na Madeira tem agora mais razões para se sentir acolhida.
A Associação Russa Cultural e de Formação Pushkin foi formalizada na passada sexta-feira e pretende ser uma forma de divulgar a cultura e ajudar os cidadãos russos. Uma escola de formação a ser representante do Consulado Russo em Portugal são os principais desafios da instituição dirigida por Anna Pogrebtsova.


A nova escola de formação em russo pretende ser um estabelecimento de ensino bilingue, direcionado para as crianças russas, para que estas possam vir a aprender também em português. O espaço localizado na Rua Dr. Pita, abaixo do Estádio dos Barreiros será inaugurado em Outubro, altura em que se espera a presença do Cônsul Russo em Portugal.” Já dirigimos o convite ao Cônsul, que acedeu participar nestas celebrações”, confirmou.
“Será um meio importantes para as que as crianças russas não se esquecem da sua língua materna. Por outro lado, serve para ensinar português aqueles que chegam a esta nova casa” diz a presidente da associação.
Acrescenta também que a chegada à Madeira implica, muitas vezes, um tempo de adaptação, nomeadamente no que diz respeito à aprendizagem do português, facto que é colmatado com este apoio.


Uma das realidades dos cidadãos russos e outros imigrantes é o facto de trabalharem em novos locais por curtos espaços de tempo, a nova escola russa pode prestar apoio escolar aos descendentes dos mesmos.
Além do ensino curricular, a escola vai também oferecer ballet russo, dança e teatro russo, em formações que podem ser frequentadas por todos os interessados, independentemente da nacionalidade. “Queremos mostrar a nossa cultura á Madeira e os nossos madeirenses”, explica ao Diário Anna Progrebtsova. A comunidade tem-se mostrada empenhada neste papel, tendo já participando em eventos na Região como forma de divulgação. Um dos exemplos foi o Encontro de Comunidades, que decorreu em Junho, no Jardim Municipal, com a música a estar presente.


A presidente da Associação Pushkin assume que a comunidade russa tem uma presença assídua nas iniciativas realizadas na Região, pelo que a criação desta instituição vem reforçar o seu papel nesta comunidade. Aliás, de momento, já é prestado apoio aos cidadãos russos, que será agora exponenciado ao tornar-se uma representação oficial do Consulado. “Uma vez que só existe em Lisboa, significa que os cidadãos têm que viajar para conseguirem tratar de documentação”, explica Anna Progrebtsova, acrescentado que esse processo fica agora mais simplificado.


A Associação Pushkin, cujo nome nesta homenagem Alexandre Pushkin, considerado o maior poeta russo da época romântica acaba por ser a “formalização” do apoio aos cidadãos russo e da EX- União Soviética na RAM.

 

In «DN Madeira Impresso»