Imprimir

Portugal continua a “deixar fugir” os cérebros portugueses, sobretudo para o Reino Unido. Em 10 anos, o número de emigrantes portugueses que têm uma licenciatura passou de 77 876 para 151 224. O Factbook 2015, um relatório do Observatório da Emigração, revelou esta segunda-feira que, em dez anos, o número de emigrantes que têm uma licenciatura quase duplicou: de 77.876 para 151.224 – passou de de 6,8% para 11,2%.

Número de Licenciados

Segundo o relatório, a França é o país com maior número de portugueses com formação superior (38 mil), devido a coabitarem várias gerações de emigrantes portugueses no país. Mas o Reino Unido, que está em segundo lugar, já conta com 30 mil licenciados portugueses, a maioria dos quais estão no país há menos de 10 anos.

Em declarações ao Jornal de Notícias, Rui Pena Pires, coordenador do Observatório da Emigração, afirma que se mantém “o domínio da emigração não qualificada para países da velha emigração mas, para os novos países, está a crescer, e muito, a qualificada”. Por exemplo, na Noruega, a percentagem de licenciados portugueses passou de 15% para 40%.

“Podemos dizer com segurança que uma maioria se vai fixando”, conclui o especialista, destacando que outra tendência é a fixação da emigração na última década, escreve o JN.

in Revista PORT.COM