Imprimir

A promessa foi feita pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas durante a sua recente deslocação àquele país. José Luís Carneiro revelou que o Governo português vai “reforçar os meios humanos nos serviços consulares da Alemanha” ainda este ano.

Governo vai reforçar serviços consulares na Alemanha
“Mais de 130 mil portugueses” estão inscritos nos consulados portugueses na Alemanha e os “apenas” 29 funcionários ao serviço do Estado português realizaram “cerca de 70 mil atos consulares” em 2015, justificou o secretário de Estado.
José Luís Carneiro adiantou também o reforço das permanências consulares, que prestam atendimento deslocalizado às comunidades mais afastadas dos postos consulares, e revelou que está em curso o processo de escolha do novo titular do Consulado honorário de Munique, que cobrirá toda a região da Baviera, “muito importante para a atração de investimento” português e alemão. Segundo o governante, a modernização dos serviços consulares em curso permitirá que, em 2017, se possa “concretizar o objetivo do ato único consular”.
A segunda dimensão da visita teve a ver com a promoção do português, com José Luís Carneiro a reconhecer “o esforço que é feito pelos vários estados federados alemães para integrar o ensino da língua portuguesa na estrutura curricular de várias escolas”. O Orçamento do Estado para 2016 – recordou o governante – prevê “um investimento de 2,5 milhões de euros para o ensino do português na Alemanha”, que abarca “cerca de cinco mil alunos” nos ensinos básico, secundário e superior, 37 professores e 4 leitores, referiu o secretário de Estado.
José Luís Carneiro diz ter sentido “total abertura” dos ministros dos vários estados federados que visitou – Baviera, Baden-Wurtemberg, Renânia-Palatinado, Sarre e Hesse, área onde se encontra a maioria dos portugueses residentes na Alemanha, e Renânia do Norte-Vestefália, o estado federado com o maior número de portugueses – para colaborarem com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua na política de promoção da cultura portuguesa.

in Mundo Português