Imprimir

Está pronto a distribuir o documento que irá promover o projecto ‘Brava Valley’ aos investidores, que possam vir a ser atraídos pelo ‘cluster’ de incentivo à inovação e ao empreendedorismo. O projecto tem por base a vila da Ribeira Brava e como ‘âncora’ a empresa ACIN.

Brava Valley
O documento de 16 páginas (incluindo capa e contracapa) está num formato caderno e tamanho A5, tendo sido desenvolvido pelo Governo Regional, através da Secretaria regional da Economia, Turismo e Cultura e pela DRIVE (Direcção Regional de Inovação, Valorização e Empreendedorismo).
O ‘Brava Valley’ será implantado na vila com vários edifícios públicos com utilização parcial ou sem qualquer uso actualmente, criando um ‘campus’ que ajudará à incubação/aceleração de ‘startups’, espaços co-work e campos de investimento (investment pitches), entre muitas outras valências ligadas às novas tecnologias.
A Ribeira Brava poderá, assim, tornar-se “numa nova centralidade baseada em redes formais e informais, com impacto directo e indirecto na economia local”, tendo ainda “potencial para alavancar positivamente todos os municípios da Região”, augura.
Para chegar aos investidores, serão feitas exposições junto de várias “empresas e pólos tecnológicos nacionais, para projectos comuns”, serão ainda feitas apresentações proactivas às maiores empresas tecnológicas europeias e mundiais, será garantido que o regime fiscal do CINM abranja as empresas tecnológicas mundiais que cá invistam, inclusão desse investimento tecnológico no ‘visto gold’ regional, entre outros objectivos de captação da inteligência humana externa.
De referir que para captar meios financeiros, o Governo prevê recorrer ao mecenato ou á filantropia para a literacia tecnológica, ao patrocínio institucional por uma grande tecnológica multinacional, dar nome (’branding’) a salas ou eventos por parte de empresas regionais e nacionais, bem como divulgar de forma transparente todas as verbas recebidas e investidas. Merece nota o facto de na terça-feira, na apresentação do Programa Nacional de Reformas, o primeiro-ministro António Costa dar como exemplo de inovação e empreendedorismo precisamente o ‘Brava Valley’ e o projecto-âncora ACIN. F. J. C.

in Diário de Notícias da Madeira