Imprimir

Centro Social luso-venezuelano tem-se dado ao trabalho de incutir e divulgar os valores dos portugueses no Estado Lara.

CentroLusoLarense

Ao longo dos anos, a diáspora portuguesa na Venezuela tem crescido drasticamente, espalhando a sua cultura e valores por diferentes partes do país. O Estado Lara tem sido uma das províncias que tem recebido uma maior influência das tradições portuguesas, pois nas cidades de Barquisimeto e Cabudare estão dois clubes muito conhecidos na zona estão dois clubes muitos conhecidos na zona.
O Centro Luso Larense, um dos clubes portugueses mais antigos na Venezuela, foi fundado a 8 de Abril de 1977 com a finalidade de espairecer, incutir e conservar tradições portuguesas no país crioulo. Desde então, a instituição tem contado com o esforço de recordados cidadãos que, com dedicação e trabalho árduo, puderam dar vida a este clube, dos quais se destaca, Arlindo Sidónio, António Neves, Adelino Rodríguez, José de Castro e António Gonçalves, entre outros.
Actualmente, o clube tem cerca de 1.275 sócios, um número que tem vindo a aumentar em comparação com os anos anteriores.
Segundo o Presidente do Clube, Manuel Faria, «somos afortunados, alguns dos nossos sócios já foram embora, mas sempre temos conseguido conservar o mesmo número de sócios e, geralmente, há sempre novas pessoas da comunidade». Embora a crise na Venezuela tenha afectado a comunidade de uma forma geral, isto não tem impedido o melhoramento do clube, pois no ano passado tinham 1.200 sócios e o número actualmente continua a aumentar.

Actualmente, o clube é presidido pelo Presidente Manuel Faria e, na sua equipa de direcção, estão Vice-presidente Manuel Rodriguez, Secretária Fátima dos Santos, Tesoureiro Enrique Fuertes, Secretário Juan Pablo Cardenas e suplentes Enrique Ferreira, Carlos Javill, Julio Gutiérrez, Elder Lemos e António Guedez.
Para além de incluir tradições portuguesas, o clube possui uma ampla variedade de actividades culturais, desportivas e recreativas para que todos os sócios possam disfrutar ao máximo das suas instalações entre as actividades que disponibilizam destacam-se: uma escola de futebol menor, aulas de natação e ténis, aprendizagem de instrumentos musicais e muito mais, O clube tem sido reconhecido pelos seus torneios e pela grande qualidade dos atletas tanto que a socia Arelia Da Silva foi consagrada no mês de Fevereiro campeã na terceira categoria da Taça de Ténis «Nicolas Lapenti» que se realizou em Quito, Equador.
Actualmente, o clube abriu as suas portas a novos cursos de língua portuguesa nas suas instalações. No dia 2 de Março, o coordenador do ensino de português na Venezuela, Rainer Sousa, deu início formal ao curso de português. O clube possui dois cursos de português, um intensivo e um tradicional, sendo que cada um deles tem cerca de 50 alunos. Os professores responsáveis são Norberto Maciel e Freddy Vega.
O Centro Luso Larense disponibiliza diferentes actividades ao longo do mês e brevemente terá uma actividade para comemorar uma das datas mais importantes de Portugal. No dia 25 de Abril os sócios do clube vão recordar como foi a «Revolução dos Cravos» através de diferentes dinâmicas e eventos, começando com uma exposição fotográfica.
Também se comemorará o 10 de Junho que é o Dia de Portugal, o dia de São João e o Dia da Fundação da República Portuguesa no mês de Outubro.

 

In «Correio da Venezuela»