O ‘Pulsar da emigração visto pela Imprensa’ é o tema do mote lançado pela organização do evento com o intuito de fazer uma análise sobre o estado da Comunidade Madeirense.
Integrado nas celebrações do Dia Emigrante, que acontece amanhã, dia 13 de agosto, na Freguesia da Ilha, a emigração madeirense espalhada pelo Mundo estará em evidência através de um espaço de debate e reflexão.
O tema será abordado pelos jornalistas, Ricardo Oliveira, diretor do DIÁRIO de Notícias da Madeira, Duarte Rebolo, colaborador nos programas da RTP Atlântida e da RDP Abraço da Madeira, e Miguel Silva, subdiretor do JM. A preleção decorrerá pelas 15h00, no polidesportivo local.
O programa de animação inicia-se pelas 12h, terminando pelas 03h, destacando-se, a transmissão de programa radiofónico, a Missa com inauguração de vitrais e homenagem às pessoas que contribuíram para os mesmos, folclore, despique, dança, música e os cabeças de cartaz, Eduardo Madeira e Rúben Aguiar.
No espaço haverá barracas com gastronomia tipicamente de arraial madeirense, espetada, bolo do caco, carne de vinho e alhos e outros paladares. O artesanato tradicional e contemporâneo também vai estar na iniciativa.