Imprimir

A língua portuguesa é a segunda mais falada pelos alunos do ensino primário, com 3.783 falantes contabilizados no ano letivo 2014 e 2015 em Genebra, indica hoje o jornal suíço Tribune de Genève. As línguas principais dos alunos do ensino primário em Genebra são respetivamente o francês, com 18.757 falantes, o português com 3.783 e o espanhol com 2.030.

Genebra

Entre 2014 e 2015, o ensino primário público em Genebra contabilizou 33.056 alunos, dos quais 20.238 suíços e 12.818 estrangeiros.

Com mais de 40% de alunos que falam mais de uma língua, as autoridades de Genebra querem reforçar o conhecimento da língua de origem dos alunos estrangeiros. O objetivo é duplo: favorecer a aprendizagem de um segundo idioma e facilitar a integração.

"Uma boa integração é possível se desenvolvemos vínculos com a língua e a cultura de origem", disse o conselheiro de Estado Pierre Maudet, responsável do Departamento de Segurança e de Economia, citado pelo jornal suíço.

Neste momento, 4118 alunos em Genebra seguem cursos na sua língua de origem. Os alunos portugueses, espanhóis e italianos são os principais beneficiados deste tipo de cursos pelo facto de serem financiados pelos respetivos consulados e representaram as maiores comunidades estrangeiras do cantão suíço.

Entre 2015 e 2016, 1.175 alunos do ensino primário e 621 alunos do ensino secundário obrigatório seguiram aulas do Ensino português no estrangeiro (EPE) em Genebra, enquanto 74 seguiram aulas de português oferecidas pela associação brasileira Raízes.

De acordo com a conselheira de Estado Anne Emery-Torracinta, responsável do Departamento da Instrução, citada pelo jornal suíço, os pais de alunos estrangeiros preferem privilegiar a aprendizagem da língua francesa.

No entanto, segundo o Gabinete para a Integração de Genebra, as crianças bilingues vão aprender novos idiomas com mais facilidade. "O nosso objetivo é aumentar o número de línguas ensinadas", disse a conselheira.

O cantão de Genebra contabiliza mais de 150 línguas faladas pela sua população.

Esta semana, a cidade suíça acolhe um fórum sobre a heterogeneidade da escola e os alunos bilingues.

in Diário de Notícias da Madeira