Imprimir

A Universidade de Aveiro (UA) vai ensinar a língua portuguesa a refugiados da guerra na Síria, que foram acolhidos na região de Aveiro. A formação será gratuita e leccionada no âmbito do protocolo de adesão da UA à Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR).

Universidade de Aveiro ensina português a sírios

As aulas assim como a criação de linhas de investigação em torno da temática dos refugiados, estão definidas num documento que será assinado amanhã, dia 23 de fevereiro, às 16h30, durante a sessão «Conhecer para Acolher», e na presença da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo.
O evento vai reunir na UA dezenas de instituições sociais da região de Aveiro “para debaterem a melhor forma de receberem e apoiarem os refugiados”, informa a universidade num comunicado à imprensa.
Com início às 16 horas, terá a presença do reitor da UA, Manuel António Assunção, do presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves e do bispo da diocese de Aveiro, António Moiteiro Ramos.
O desafio e oportunidade nacional e local do acolhimento e integração, além das disponibilidades e experiências para acolhimento e integração de refugiados, são temas a debater durante o evento.
O encontro tem como parceiros de organização a CIVITAS Aveiro e a Cáritas Diocesana de Aveiro.

Ana Grácio Pinto

in Mundo Português