Imprimir

O Governo do Presidente Nicolás Maduro vai ajudar com crédito financeiro e máquinas os comerciantes portugueses que viram recentemente os seus negócios assaltados e saqueados, anunciou quinta-feira a ministra de Relações Exteriores.

 

Ministra RelEXt

“Nós estamos a dar assistência imediata, direta, ao setor comercial, através do financiamento, provisão de máquinas e, neste caso, queremos dar a mensagem direta, a ratificação de que o Governo nacional (venezuelano), acompanhará estes comerciantes que foram afetados pela violência ou a insegurança”, disse.

Delcy Rodríguez falava durante uma conferência de imprensa em Caracas, após uma reunião com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e do secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus da Madeira, Sérgio Marques.

A ministra explicou durante o encontro que abordaram os “casos de comerciantes portugueses que se viram afetados pela violência opositora, por atos de vandalismo”.

“Ratificamos a mão estendida do Governo do Presidente (Nicolás) Maduro para ajudar a superar a situação gerada pela violência do vandalismo”, enfatizou.

A governante anunciou também que “nos próximos dias” vão ser realizadas “reuniões com a comunidade luso-venezuelana, com o seu setor empresarial e comercial, para superar as complexidades geradas pela violência e ao mesmo tempo para avançar com projetos conjuntos no âmbito da economia da Venezuela”.

Delcy Rodríguez iniciou a conferência de imprensa, sem direto a perguntas, explicando que “compartilharam informação sobre a comunidade portuguesa”, que, disse, tem grande enraizamento na Venezuela e que “já não é portuguesa, é venezuelana ou luso-venezuelana”.

“A comunidade portuguesa chegou, instalou-se e tem ajudado ao desenvolvimento da Venezuela. É uma comunidade muito querida pelos venezuelanos e, por isso, digo que já não é lusa, mas venezuelana ou luso-venezuelana”, enfatizou.

Segundo a ministra, o encontro permitiu ainda passar em revista distintos projetos, “no quadro das relações bilaterais, que foram consolidadas pelo comandante Hugo Chávez, que deu um impulso importante às relações com Portugal, que o Presidente Nicolás Maduro contínua cultivando de maneira relevante”.

“Passamos revista a projetos como o Porto de La Guaira, que foi construido por uma empresa de Portugal. Para nós é muito importante as relações com Portugal, é um país com o qual nos une e vinculam laços culturais, históricos, comerciais e políticos. Agradecemos a Portugal todo o acompanhamento que tem dado, para o desenvolvimento de Venezuela”, declarou.

Por outro lado referiu-se ainda ao facto de ser a segunda visita de José Luís Carneiro à Venezuela, pela qual se mostrou agradada.

“Hoje estamos aqui, vendo os frutos da sua visita anterior, vendo o fruto das relações entre os nossos países e tenha a certeza de que continuaremos a construir relações de amizade de cooperação e de solidariedade”, concluiu.

 

in Diário de Notícias da Madeirain Diário de Notícias da Madeira