O Correio da Venezuela, jornal da comunidade portuguesa cuja estrutura acionista a Empresa Diário de Notícias (EDN) tem participação uma das três entidades distinguidas pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que iniciou ontem uma visita de três dias à Venezuela, tendo participado numa receção que assinala o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.
Ao longo dos três dias em território venezuelano, José Luís Carneiro deverá passar por Caracas, Valência e Maracay, cidades com presença elevada de emigrantes madeirenses
portugueses e lusodescendentes. Ontem de manhã, o secretário de Estado visitou a Consulta Médica à comunidade portuguesa em Los Teques (onde se estima que estejam radicados cerca de 30 mil madeirenses) -fruto de uma iniciativa implementada pelo movimento associativo luso-venezuelano e que conta com apoio financeiro do Estado português , o lar Padre Joaquim.
Ferreira, e o consulado-geral de Portugal em Caracas.
Na parte da tarde, o representante reuniu-se com cônsules honorários, conselheiros das comunidades portuguesas e dirigentes associativos na residência oficial do embaixador de
Portugal, em Caracas.
O mesmo local foi palco, mais tarde, de uma receção à comunidade portuguesa por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em que o secretário de
Estado distinguiu, através da atribuição da Medalha de Mérito, o Correio da Venezuela, o jornalista Felipe Gouveia e o padre Alexandre Mendonça três entidades com um denominador comum: o vínculo à Madeira.

Fundada em 1999, o Correio da Venezuela é o órgão de comunicação por excelência da comunidade luso-venezuelana, sendo distribuído por todo o território, embora actualmente esteja apenas disponível na versão online devido à crise do papel que praticamente suspendeu a impressão de jornais. "Histórias num país que não é melhor, nem pior, mas diferente"
Aleixo Vieira, diretor do Correio da Venezuela, considera a distinção um justo reconhecimento a todos os jornalistas que trabalham diariamente para manter a comunidade informada. "É um prémio que temos de partilhar com o DIARIO, que é o nosso parceiro, assim como também com todos aqueles que impulsionaram o título desde a sua fundação, como os jornalistas Catanho Fernandes, Agostinho Silva, Délia Menezes ou o próprio Felipe Gouveia que também
passou pelo nosso jornal", afirmou Aleixo Vieira em declarações ao DIARIO
A atribuição da Medalha de Mérito representa um estímulo para manter a batalha informativa num país que atravessa um impasse político e uma crise humanitária, social e económica. "Vamos continuar na luta ao lado das comunidades a fazer histórias sobre o que se faz de bom
num país que não é pior, nem melhor, é apenas diferente", prometeu o director do Correio da Venezuela.
Natural da Madeira, Felipe Gouveia, correspondente da Agência Lusa, é outro dos agraciados. Fez-se jornalista na redação do DIÁRIO e partiu para Caracas. Foi um dos co-fundadores do Correio da Venezuela, sendo atualmente correspondente da Agência Lusa.
A terceira medalha de mérito foi entregue ao padre Alexandre de Sousa Mendonça, também com vinculo à Madeira. Emigrou aos 12 anos de idade para a Venezuela onde se radicou durante mais de 50 anos, somando três décadas de sacerdócio, assumindo o cargo de capelão da missão Católica Portuguesa em Caracas.
Esta é a sétima ida de José Luís Carneiro ao país, sendo que cinco das anteriores incluíram contacto direto com a comunidade e mais recente, no mês passado, aconteceu no âmbito do Grupo de Contacto Internacional para a Venezuela.

Hoje, o Secretário de Estado estará em Valência onde, à semelhança do primeiro dia, irá visitar o Consulado-geral, clínicas e associações e reunir-se com Cônsules Honorários, Conselheiros das Comunidades e dirigentes associativos locais e Maracay.

In «DIÁRIO»