Rui Emanuel de Sousa Abreu, licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, iniciou a sua atividade profissional, na qualidade de Técnico Superior, na Câmara Municipal do Funchal em 1986.

Entre 1987 e 1993, exerceu funções de Adjunto do Gabinete da Presidência da Câmara Municipal do Funchal.  Foi Chefe de Gabinete de três presidentes da Câmara Municipal do Funchal até 2015. Em 1993 foi designado Diretor do Departamento Administrativo da Câmara do Funchal, cargo que ocupou até 2015.

Em 2015 foi nomeado Chefe de Gabinete do Presidente do Governo Regional da Madeira e em 2017 foi assessor do Grupo Parlamento do PSD, na ALR, Secretário-Geral do PSD-M, Membro do Conselho de Justiça da Associação de Futebol da Madeira. Entre 2018 e 2019, foi deputado na Assembleia Legislativa da Madeira pelo PSD.

A 30 de Dezembro de 2019, foi nomeado Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa.

 

 

  


A Diáspora Madeirense é um dos maiores ativos da nossa Região e do nosso Povo, através da qual afirmamos a nossa identidade no mundo. A ‘Madeirensidade’ só é possível graças aos nossos emigrantes e aos seus descendentes espalhados pelo mundo.

Somos 265 mil na Madeira e no Porto Santo, mas somos muitos mais espalhados pelo mundo.

Somos mais de 1 milhão de madeirenses e descendentes de madeirenses que vivem nas mais variadas latitudes, nos cinco continentes, em comunidades que geram riqueza e negócios, que promovem cultura e que modificam civilizações.

“Somos a imensa pátria”, como escreveu o poeta (Fernando Pessoa), constituída pelos muitos concidadãos os que aqui estão e os que saíram da Madeira e do Porto Santo, para dar mais mundo ao nosso mundo.

Ao contrário de outras epopeias, cujos heróis são míticos, mágicos e lendários, os madeirenses não são heróis inventados. São homens de carne e osso. Saíram da Madeira em busca de melhores condições de vida, deixando muitas vezes para trás a família.

Ao desbravarem novos caminhos e novos mundos, uma descoberta que implica sempre uma dose de sofrimento, levaram a alma madeirense para onde foram. Quando partiram levaram também a saudade e a incerteza.

Mas, chegando aos países de acolhimento lutaram com grande sacrifício, com bravura, coragem e temeridade, e dignificaram a Madeira e o Porto Santo, sem nunca esquecer as raízes que os ligam aos seus ancestrais.

É por isso que as comunidades continuam a projetar a Madeira, continuam a moldar a história da humanidade, e continuam a ecoar as nossas tradições, a nossa cultura, os nossos valores pelo mundo.

Os madeirenses são comunidades exemplares. Onde quer que vão, integram-se e são reconhecidas pela sua a grande capacidade de trabalho, ajudando as economias dos países de acolhimento a crescer, a prosperar.

Por tudo isto, os emigrantes merecem o nosso maior respeito e a nossa grande admiração.

Para a Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa tudo começa nos direitos mais básicos das pessoas, como o direito a ter uma nacionalidade, ter acesso à educação, ao emprego, à saúde a uma habitação.

O nosso papel na promoção dos Direitos Humanos é ajudar a desbravar o caminho para os nossos conterrâneos que emigram. É apoiar os madeirenses que depois de residirem em países distantes decidem regressar à Terra Mãe. É, também, integrar plenamente os

estrangeiros que escolhem a Região para viver e trabalhar. A DRCCE promove, ainda, a internacionalização de empresas madeirenses, e promove a captação de investimento da Diáspora para a Região.

Para mim, tem sido uma honra poder servir a imensa Diáspora Madeirense e todas as comunidades residentes na Madeira.

  

assinaturaRA
Rui Abreu

 

 

 

 

 

 

ACRAM (Associação Cultural e Recreativa dos Africanos na Madeira)

Presidente: Augusto Mané

Praceta da Venezuela
B Bloco 21 Lj 41

Bairro da Nazaré

9000-131 Funchal

E-mail: 

 

Casa de Angola na Madeira

Presidente: Fátima Chulata

E-mail: cleokleus@hotmail.com

 

Arco Angolano

Presidente: Filipe Caxala

E-mail: direccao.arcoangolano@gmail.com

 

Onda Russa

Presidente: Maria Marochkina

E-mail: ondarussa@gmail.com

 

Associação de Cultura e Formação Russa de "Pushkin"

Presidente: Anna Pogrebtsova

E-mail: anna.pogrebtsova@gmail.com

 

VENECOM

Presidente: Ana Cristina Monteiro

E-mail: associacaovenecom@gmail.com

 

VENEXUS

Aura Rodriguez

E-mail: aurar_g@yahoo.com

 

ALSAP (Associação Luso Sul Africana de Portugal)

Presidente: Analiza Faria de Sousa

E-mail: geral.alsap@gmail.com

 

Associação Diáspora no Mundo

R104 375

Serra d'Água

9350-309 Ribeira Brava

Presidente: Ricardo Rodriguez

E-mail: portuguesadiaspora@gmail.com

 

 

A população estrangeira residente em Portugal aumentou em 2019 pelo quarto ano consecutivo, totalizando 590.348 cidadãos, o valor mais elevado registado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras desde o seu surgimento, em 1976, revelou hoje o SEF.

 

Equipamento para unidades de cuidados intensivos do Santa Maria e Santo António.