A Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) apelou aos descendentes de portugueses que evitem ao máximo deslocar-se a Portugal para evitar a disseminação da covid-19.

LusodescendentesPedemCautela

Numa nota, a AILD lamentou as vítimas da pandemia e fez “um apelo a todos os portugueses, a residir no território nacional e fora do país, e a todos os lusodescendentes, para que cumpram escrupulosamente os procedimentos e recomendações das autoridades de saúde”.

“Queremos ainda fazer um apelo a todos os nossos emigrantes e lusodescendentes para terem o máximo de cuidados aquando das deslocações que realizarem para Portugal, pois estas potenciam cadeias de contágio difíceis de controlar. Se possível, adiem esse momento”, acrescentou a associação, destacando a necessidade de “travar a contaminação, quebrar as cadeias de contágio e evitar que o SNS [Serviço Nacional de Saúde] entre em colapso”.

Caso não seja possível adiar as viagens a Portugal, é aconselhado “um período de isolamento profilático”.

A AILD considera que os efeitos da pandemia também vão refletir-se na economia e que “Portugal, sem suporte económico estrutural, irá ter um enorme impacto em termos económicos, financeiros e sociais, nomeadamente no turismo, nas empresas, nas exportações, no orçamento e no poder de compra das famílias e na instabilidade social causada”.

“Esta é uma luta não só pela sobrevivência da saúde, mas também da sociedade em geral e, portanto, é preciso reduzir ao máximo o tempo de duração desta batalha, que dependerá, sobretudo, da contenção para reduzir prazos, numa luta que não é apenas da responsabilidade do Estado, mas que tem de ser coletiva”, sublinhou.

A associação alertou ainda que suspendeu ou adiou todas as ações e iniciativas em curso e planeadas, que irá oportunamente voltar a agendar, “mantendo ativas apenas as que não carecem do contacto presencial”.

In «Revista Port»