“Um prémio de muita gente, nomeadamente dos e das que diariamente respondem nos três CNAIM e nos 100 CLAIM a todos quantos procuram em Portugal o seu projeto de felicidade. Um prémio de todos e de todas as que nos últimos 15 anos ajudaram a erigir estas redes de apoio.

ACM

Um prémio para todos e todas as governantes que percebem, de forma consensual, e procurando sempre construir a partir de um legado sucessivo de melhorias, que as Migrações são uma oportunidade. Um prémio, acima de tudo, para as cerca de 420.000 pessoas migrantes que residem no nosso Portugal. Parabéns Portugal.”
Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, Cerimónia de entrega dos Prémios de Serviço Público das Nações Unidas, Baku, República do Azerbaijão, 24 de junho de 2019
Os CNAIM são cofinanciados pelos Fundos Europeus, Estruturais e de Investimento (FEEI), através do Portugal 2020, por via do Fundo Social Europeu (FSE - Programas Operacionais Inclusão Social e Emprego, Programa Operacional Regional de Lisboa e Programa Operacional Regional do Algarve) e do FEDER (Programa Operacional Compete 2020).

In «ACM - Fabecook»

 

CLAIM Madeira

 

O  Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) foi inaugurado a 15 de Julho de 2010,. Este Centro tem por objetivo servir e apoiar a população imigrante da zona onde se encontra, independentemente da nacionalidade, religião ou etnia. Está equipado com materiais informativos relevantes e é um serviço gratuito.

Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes  na Madeira funciona com o objetivo de proporcionar ao imigrante respostas ao nível do acolhimento, integração e resolução dos seus problemas, dando, assim, continuidade ao trabalho que, de há muito, é efetuado neste âmbito pelo Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações (CCMM).

Funcionando em horário contínuo, de segunda a sexta-feira, das 9H00 às 17H30 (como aliás o CCMM) este Centro desenvolve basicamente as seguintes ações:

  1. Contactos frequentes com as Embaixadas e Consulados acreditados em Portugal, no sentido de resolver os problemas apresentados, minimizando-se, por outro lado e em alguns casos, a deslocação ao continente dos respetivos interessados que vivem na RAM.
  2. De entre os serviços prestados, destacam-se:
    1. Inscrições consulares;
    2. Passaportes;
    3. Bilhetes de Identidade, sobretudo com Cabo Verde;
    4. Assentos do Registo Civil;
    5. Declarações de Capacidade Matrimonial;
    6. Registos Criminais;
    7. Apoio Social e
    8. Declarações diversas.
  3. Elaboração do processo e respetivo acompanhamento do Programa Retorno Voluntário de imigrantes extra – europeus, em articulação com a OIM (Organização Internacional das Migrações) e o Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo da Diocese de Funchal;
  4. Apoio ao movimento associativo, nomeadamente na realização dos eventos que se dinamizam.