Os membros da Direcção da Representação da Comunidade Madeirense de Durban estão a organizar um festival no domingo dia 30 de Junho, para assinalar o 30° aniversário do início das celebrações do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, na cidade de Durban. Desde 1989, após a iniciativa, que estas celebrações têm sido comemoradas nas outras cidades da África do Sul.

30AniversarioDiaRAM

O Dia da Região Autónoma da Madeira é um evento muito atractivo porque proporciona todas as condições para resultar em animação no seio da comunidade, não só pela variedade das iguarias, mas também por incluir o programa da parte cultural, com muita música e outros eventos. Não faltará a tradicional espetada com carne tenra e suculenta assada cuidadosamente e acompanhada com bolo do caco.

A carne vinha-d’alhos que é um delicioso prato típico da Madeira, assim como os bifes de atum com molho de vilão. Naturalmente que haverá uma série de pratos tradicionais portugueses.

Este evento é um pouco diferente, porque não só envolve a comunidade portuguesa, mas também sul africanos que vivem na província, assim como um misto de culturas. Haverá festa para todos os gostos e diversão para todas as idades e convívio com familiares e amigos.

Inicialmente as celebrações eram feitas num local situado perto do mar, sendo a praia norte decorada com as tradicionais bandeiras de cruz, flores e verduras, recordando os arraiais da Madeira. Ano após ano teimaram, persistiram e conseguiram manter vivo este importante festival, que este ano assinala 30° aniversário, sendo em Durban celebrado no dia 30 de Junho corrente.

O programa começa a partir das 12 horas onde haverá barracas de comes e bebes, música a cargo de Dave Marais e continuará até às 16h30, no salão e esplanada da Associação Portuguesa do KwaZulu Natal.

Na parte da tarde o Rancho Folclórico Regiões de Portugal e da APN exibir-se-á levando a música tradicional à diáspora para que as tradições portuguesas e insulares não sejam esquecidas.

Mais uma vez espera-se a união, harmonia e alegria dos membros da comunidade, jovens e menos jovens, neste convívio que já se encontra enraizado no calendário como um cartaz da cultura madeirense.

Os membros da Direcção tomam esta oportunidade para agradecer aos patrocionadores, voluntários e a todos que estão envolvidos no festival, bem como a comunidade em geral.

Aproveita ainda para desejar a todos um dia excelente de diversão, convidando mais gente a participar nesta festa tradicional.

In «O Século de Joanesburgo»