Eventos na Província do Free State e em Joanesburgo

Miguel Albuquerque chega hoje à África do Sul para participar numa série de iniciativas que envolvem a comunidade madeirense em duas cidades de províncias distintas.

FloresEcooperacaoEconomica

No início e no final da visita que termina no domingo, o presidente do Governo Regional da Madeira contactará com diferentes núcleos da nossa comunidade, para além de um ponto da situação com os dois conselheiros das Comunidades Madeirenses em Joanesburgo, José Nascimento e José Luís da Silva.

Esta tarde, em trânsito para a Província do Free State, Miguel Albuquerque junta-se aos 'compadres' da Academia do Bacalhau de Joanesburgo para o convívio habitual daquela coletividade, participando depois num evento solidário dinamizado pelo Consulado de Portugal nesta cidade.

III Madeira Flower Festival

Amanhã, já na cidade de Parys, no Free State, inicia-se o programa oficial da terceira edição do Flower Festival, um evento recriado a partir da Festa da Flor da Madeira e que já se assumiu como cartaz local, atraindo também muitas pessoas das cidades circundantes. Tal como na primeira (2016) e na segunda (2017) edições do certame, a coordenação e decoração dos vários grupos estão a cargo do madeirense João Egídio, que já chegou a Parys no início da semana.

Logo pela manhã realiza-se um Fórum com especialistas e entidades oficiais, centrado em questões ambientais e etnográficas. À tarde decorre a cerimónia em torno do Muro da Esperança e à noite há jantar de gala oferecido pelo governo do Free State, sendo o presidente do Executivo madeirense o convidado de honra, mas para o qual foram convidados também a comitiva empresarial que acompanha Albuquerque.

Cooperação bilateral

Para o sábado está aprazada a grande parada da Festa da Flor. Uma festa que arranca a meio da manhã e se prolonga até ao final da da tarde, com vários atrativos e muitos motivos em termos de animação. Uma oportunidade, também, para muitos emigrantes madeirenses reviverem ou vivenciarem um dos maiores cartazes da Região Autónoma da Madeira.

À margem, já no final da tarde, o Governo do Free State e Miguel Albuquerque vão proporcionar um encontro em que participam vários empresários madeirenses e sul-africanos, com a cooperação económica em pano de fundo, mas a alargar-se também para outras áreas, como é o caso do ensino universitário, razão que fez deslocar a vice-reitora da Universidade da Madeira, Elsa Fernandes.

Almoço com a Comunidade

No domingo, Miguel Albuquerque regressa a Joanesburgo para um almoço com a Comunidade. No Núcleo de Arte e Cultura, em Regents Park, são esperadas cerca de 400 pessoas, com o presidente do Governo Regional a sentir o pulso a uma comunidade que, só nos últimos dois meses, recebeu três governantes madeirenses.

Também no mesmo dia, a cerca de 70 quilómetros do Núcleo de Arte e Cultura, realiza-se em Magaliesburg uma outra concentração de madeirenses, precisamente na Igreja de St. James, para a Festa de Nossa Senhora. Toda a animação praticamente viajou da Madeira: Alvaro Florença, João Quintino e Daniel Caires integram um cartaz musical que promete.

In «JM»