Recriação de danças dos séculos XVI e XVII em fortalezas e praça enriquece cartaz, este ano integrado nos 600 anos e alargado ao Porto Santo.
A festa do vinho estende-se este ano também ao Porto Santo e será mais rica com a introdução de quatro espetáculos com danças dos séculos XVI e XVII em espaços referência da Região. Esta recriação de época é uma iniciativa da Secretaria Regional do Turismo e Cultura através da Associação Danças Historia, que se esteia no arquipélago com atuações e formações sem cobrar cachet. A festa do Vinho da Madeira começa no dia 26 de Agosto, decorre ate ao dia 9 Setembro entre o Funchal e Câmara de Lobos. O programa de danças pode ser acompanhado gratuitamente entre os dias 31 de Agosto e 3 de Setembro em três fortalezas do Funchal e na Praça do Barqueiro, no Porto Santo.

VinhoMadeira

Com 580 apresentações públicas em Portugal e no estrangeiro, entre elas atuações temáticas no Castelo São Jorge, no Palácio Queluz e no Palácio Nacional de Sintra, a Associação Danças com Historia procura animar lugares e monumentos nobres do património português associando-os a monumentos da História de Portugal. Conta com 150 trajes do seculos XV, XVI e XVII que ajudam a recriar o ambiente da idade moderna. Será este ambiente que vai invadir o Palácio São Lourenço no dia 31 de Agosto às 18h00 horas, com as Danças com História – século XV; a Fortaleza de São Tiago, no dia seguinte á mesma hora e com o mesmo programa; e a Praça Barqueiro no dia 3 de Setembro às 21 horas, com Danças com História – Seculo XV.
O convite partiu da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, estando Governo Regional comprometido com as viagens, transferes e alojamentos num valor máximo de 20 mil euros para trazer e comitiva. Esta aposta “vem enriquecer, complementar e valorizar a Festa do Vinho”, afirmou a secretaria, citada pelo seu gabinete. A integração das danças seculares “visa reforçar a atratividade deste cartaz, tendo por base um programa que, simultaneamente, valoriza o património histórico e cultural, assinala os 600 anos e associa o património edificado ao património cultural e á animação turística favor da sua afirmação, ora reforçada a sua oferta público “, disse Paula Cabaço.
A par da vertente de animação para o público em geral, a secretária destaca o papel formativo que a iniciativa integra (ver destaque) através da realização de workshops destinados a membros de associações de animação turística e cultural, de instituições que trabalham com recriação temáticas ligadas á história, atores, encenadores, coreógrafos e bailarinos. Com a aposta também na componente formativa e educativa nos eventos, Paula Cabaço acredita que esta contribuindo “para a diversificação da oferta e, naturalmente, para corresponder às expectativas dos nossos agentes culturais.
Os espetáculos, bem como os workshops são gratuitos, limitados á capacidade dos recintos, no caso dos primeiros, e a 30 participantes, no caso da formação.

In «JM versão impressa»