Foram muitas as mensagens que recebemos: obrigado a todos vós que estão ao nosso lado neste momento de dor.

CarlosMorais

Este é um projeto que nasce e se reinventa todos os dias. Foi o que aprendemos com o homem que durante tantos anos nos liderou e foi criando à sua volta um espaço de dinâmica constante.

As homenagens da palavra escrita a quem partiu, dão-nos a ilusão de ter ainda entre nós quem já não está. Nós queremos ter essa ilusão. Nós precisamos dessa ilusão...

Há um projeto para fazer andar, que nasce e se reinventa todos os dias. Foi o que aprendemos com o homem que durante tantos anos nos liderou e foi criando à sua volta um espaço de dinâmica constante. CARLOS MORAIS, um jovem que percebeu como ninguém o valor da Portugalidade e lhe dedicou toda a sua vida, em dois projetos diferentes, mas que sempre se revelaram um só.

Primeiro o jornal Mundo Português. A tal “longa carta escrita todas as semanas” para os portugueses do mundo inteiro. Ao longo de décadas foi percebendo os anseios e necessidades desses mesmos portugueses, defendendo a sua importância perante todos. Fez deste jornal algo único, passando para todos nós uma dedicação muito especial.

Deste entendimento nasceu o SISAB PORTUGAL. Primeiro a “dar timidamente os primeiros passos” pela mão do jornal, depois ganhando dimensão e músculo, tornando-se a grande porta de saída do setor alimentar em Portugal e fazendo de Carlos Morais um nome incontornável da internacionalização do setor alimentar em Portugal. Pode dizer-se com verdade que há uma exportação antes do SISAB PORTUGAL e outra depois, que viria a projetar definitivamente as empresas para o exterior. Muitas nascem hoje com o arrojo e atrevimento a pensar de imediato e em primeiro lugar, na exportação, o que era de todo impensável há 23 anos atrás.

A sociedade reconheceu este mérito a Carlos Morais e é este o testemunho de tantos que acompanharam os seus últimos momentos e de outros tantos que tiveram o privilégio de compartilhar com ele muitos dos seus dias de sonho, de projeto e de realização.

Presidente da República Portuguesa
Marcelo Rebelo de Sousa

Ausente do país, o Presidente da República apresenta as suas sentidas condolências à família de Carlos Morais.
O administrador do Jornal Mundo Português era filho do fundador do projeto, tendo-lhe dado continuidade desde 1980.
O Mundo Português é o semanário português com maior circulação em todo o mundo, ao serviço das comunidades portuguesas.
Nesta hora de luto, o Presidente da República recorda o homem e o profissional que se destacou levando Portugal a todos os compatriotas que vivem e trabalham fora das nossas fronteiras físicas e ainda o empreendedor que dinamizou o sector agro-alimentar, tendo idealizado e desenvolvido o SISAB Portugal.

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
José Luís Carneiro

Foi com choque, tristeza e pesar que tomei hoje conhecimento da notícia do trágico falecimento do Comendador Carlos Morais.
Empresário multifacetado, Carlos Morais teve um percurso marcado pelo mérito e pela inovação, nomeadamente nos setores da comunicação social e da organização de eventos.
Gostaria, em particular, de louvar todo o trabalho desenvolvido por Carlos Morais, como responsável pelo jornal “Mundo Português”, fundado pelo seu pai, Valentim Morais, em 1970. Desde a década de 1980, Carlos Morais foi capaz de modernizar e profissionalizar este órgão de comunicação social de enorme importância para as comunidades portuguesas. Desempenhou, desse modo, uma missão de relevo para os portugueses nos diferentes pontos do Mundo, ao disponibilizar informação importante e proporcionando, assim, uma maior aproximação com o nosso país.
Todo este trabalho viria a merecer o reconhecimento do Governo Português, com a atribuição, em 2015, pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, da Medalha de Mérito das Comunidades.
O percurso de Carlos Morais deve também ser enaltecido pela criação do certame de promoção de produtos alimentares de âmbito, SISAB PORTUGAL, que se afirmou no panorama nacional e internacional, proporcionando a oportunidade de visibilidade internacional a muitas empresas e produtos portugueses.
À família do comendador Carlos Morais e a todos os que com ele colaboraram em projetos ligados às comunidades portuguesas, as minhas sinceras condolências.

Henrique Dias
Empresário (RDMC)

Para além das mensagens enviadas, por vários meios, quer à família, quer a colaboradores, gostaria de, oficialmente, no vosso/nosso jornal, expressar a minha surpresa e dor, ao saber da trágica notícia do desaparecimento do Dr. Carlos Morais.
Desde o início da formação da Diáspora que estive com ele, em tantas e tantas reuniões, que muitas vezes não foram de todo pacíficas, mas onde ele sentiu o privilégio do meu apoio.
Sei que o merecia e estava certo nos objetivos que queria alcançar.
Homem de uma visão fora do normal, o SISAB PORTUGAL, veio prova-lo, tornando-se num dos maiores eventos a nível mundial, só porque existia um Carlos Morais, capaz de mover montanhas e fazer acreditar em projetos cujos benefícios eram objetivos, passe as dificuldades, de muitos detratores que lhe queriam cortar as vias mais lógicas de engrandecer o país, catapultando as exportações para níveis nunca alcançados anteriormente.
Vai deixar saudades, e vai ser difícil a sua substituição, mas, estou certo, com a equipa que conseguiu fidelizar em dezenas de anos, o projeto não morrerá, mas deixará saudades de um homem único.
Da minha parte pessoal, e da empresa, RDMC, estaremos prontos para a ajudar como sempre o fizemos em todos estes anos e estamos certos que o sucesso não vai esmorecer, apenas fica a dívida a um homem com uma capacidade de trabalho e entrega, absolutamente inigualáveis.
Carlos, que descanses em paz e as mais profundas condolências a toda a família que tanta falta vão sentir dessa tua natural agitação diária.

Paulo Pisco
Grupo Parlamentar do Partido Socialista

À família e amigos de Carlos Morais e a todos os colaboradores do jornal “Mundo Português”
Foi com um sentimento de choque e de estupefação que recebi a notícia do falecimento de Carlos Morais. É um desaparecimento brutal, de uma personalidade bem conhecida das nossas comunidades, com um percurso que lhes foi dedicado. A forma positiva e como sempre valorizava e enaltecia as Comunidades Portuguesas é digna de registo.
Carlos Morais era, sem dúvida, uma referência no domínio das Comunidades Portuguesas, associada a duas marcas muito fortes: o jornal Mundo Português e o SISAB PORTUGAL
À família e amigos e a todos os colaboradores do Mundo Português, quero expressar os meus mais sinceros pêsames

Maria João Menezes
ViniPortugal

A ViniPortugal vem apresentar ao Jornal O Mundo Português as mais sentidas condolências pela morte do seu Administrador Carlos Morais.
Lamentamos profundamente a perda um dos mais dedicados promotores da ligação de Portugal às suas comunidades no Mundo.

Academia do Bacalhau da Serra da Estrela, Estremoz e Lisboa

Tinha 58 anos, a maior parte dos quais dedicados às causas da diáspora portuguesa e da portugalidade no mundo. Nas últimas décadas, foi figura de destaque na dinamização das exportações no sector agro-alimentar, tendo idealizado e desenvolvido desde 1995 o SISAB PORTUGAL, a maior feira para a exportação de produtos deste importante sector da economia portuguesa.
As comunidades portuguesas perdem uma grande referência que muita falta irá fazer.”
Em nome da ABSE – Academia do Bacalhau da Serra da Estrela apresentamos as nossas sentidas condolências a toda a família, neste momento de tristeza e dor.
O COMPADRE CARLOS MORAIS ficará para sempre nas nossas memórias por todo o apoio, carinho e incentivo que nos transmitiu desde os primeiros dias da ABSE até à honrosa presença nas cerimónias de oficialização do passado ano de 2017.
Até um dia.
Um Gavião de Penacho!

Igualmente quiseram manifestar o seu pesar através de mensagem as Academias do Bacalhau de Estremoz e Lisboa, pondo em evidência o visionário e a obra do homem que agora nos deixa.

José Cesário
Deputado PSD – Grupo parlamentar do PSD

Mais uma notícia que nunca imaginaria ser possível... Faleceu o Carlos Morais.
Há coisas incríveis. Francamente, estou chocado.
Além de perder um amigo, todos perdemos um grande homem das nossas Comunidades e um grande empreendedor (o SISAB fala por si).
Paz à sua Alma e os meus sinceros sentimentos à Família.

Maria João Ávila
Estados Unidos

Estou sem palavras! Perda incalculável! Paz à sua Alma!

José Governo
Carlos Morais – Uma grande perda!

Carlos Manuel Cordeiro Baião Morais, 58 anos, empresário na área de negócios de apoio à exportação, media e comunicação, economista, casado com três filhos, faleceu vítima de trágico acidente rodoviário.
Era na atualidade um dos nomes de referência na área da presença de Portugal no Mundo, vocação que abraçou ao assumir em 1985, a direção do jornal MUNDO PORTUGUÊS, fundado em 1970 por seu pai, Comendador Valentim Morais e pelo Padre Vítor Melícias.
Sempre defendeu que “o futuro e o sucesso de Portugal deriva do estreitamento e reforço das relações com a presença portuguesa no Mundo onde a força da Diáspora e Lusofonia são a base dessa ligação permanente”. Por isso criou em 1995 o SISAB PORTUGAL que, ano após ano, vem sendo reconhecido como a maior feira Internacional para a exportação de marcas e produtos portugueses, de enorme importância para a economia nesse setor e para Portugal.
Esta morte trágica e inesperada, deixou-me em choque e ainda incrédulo, pois, era um amigo por quem tinha enorme estima, apreço e amizade. Um homem de sonhos, mas também um concretizador desses mesmos sonhos...
Carlos Morais era uma grande referência das nossas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, que muita falta irá fazer. Uma enorme perda, para a Diáspora e para Portugal!
Tive a honra de ser seu amigo e de com ele desenvolver grandes projetos e iniciativas de âmbito mundial (Encontros mundiais de luso-eleitos, empresários, comunicação social, movimento associativo e juventude, lusofonia e promoção da língua portuguesa no mundo, entre outros), através de parcerias com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, estreitando relações da Diáspora com Portugal.
Teve para comigo um gesto grandioso de consideração e amizade, que jamais esquecerei, ao deslocar-se de propósito de Lisboa a Moimenta da Beira, para marcar presença e intervir no comício de encerramento da minha candidatura nas últimas eleições autárquicas.
São momentos como estes e perdas como esta, que me fazem crer cada vez mais no “ser” em vez do “ter”, traçando o meu caminho de vida assente no “ser”, muito mais que o ter, pois, é pelo “ser”, por tudo aquilo que foi, que Carlos Morais, será para sempre recordado como um amigo, uma pessoa generosa, um homem cheio de vida e energia, com um humor sempre presente, uma pessoa delicada e educada, com princípios e valores, um empreendedor capaz de transformar os sonhos em realidade.
Carlos Morais, mesmo não representando nenhum organismo público ou da esfera do estado português, é o homem privado que mais citava e trabalhava, no país e no mundo, pela marca e pelo nome PORTUGAL. Estou certo que o nosso Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saberá reconhecer a dimensão que ele deu a Portugal, em termos económicos, da lusofonia, sociais, culturais, humanos e sem dúvida uma referência e um amigo da nossa Diáspora.
Descansa em paz meu amigo!

Matilde Branquinho
Empresa Malaquias

Hoje queria encontrar palavras para dizer alguma coisa com alento, não encontro como dizer que a falta que o Dr. Carlos Morais faz a mim e a todos os empresários Portugueses.
Caramba, que homem, visionário, via mais longe e mais rápido que o comum dos homens, para meu alento penso que Deus o levou porque precisava dele, que era demais para este mundo.
À família quero deixar uma palavra de coragem para a solidão, para a falta que vai fazer como Pai e como Marido.
Para todos vocês que lidavam com ele todos os dias, tenho a certeza que vão continuar o projeto dele para que tudo corra o melhor possível. A todos mando um abraço embora vá recheado de lágrimas, mas sempre solidária com vocês Ao vosso dispor e com todos vocês no meu coração e pensamento.

Comunidade Portuguesa do Uruguai

A comunidade portuguesa de Uruguai, a Casa de Portugal de Montevideu, o Comendador Luis Viriato Panasco e o Conselheiro Augusto António Guerra, desejam expressar a profunda dor pelo falecimento de Carlos Martins, personalidade amiga das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e em particular para a comunidade de Uruguai, e enviar nossas sentidas condolências aos familiares e ao staff de Mundo Português e SISAB PORTUGAL.

João Rodrigues
Dubai

Acabei te ter conhecimento no Dubai da morte de Carlos Morais, com quem tive o privilégio de estar no SISAB PORTUGAL em muitas edições e ainda estou em choque.
Agradeço que transmitam à sua família os meus sentidos pesâmes e desejo muito força a toda a equipa do Mundo Português.

Avelino Gonçalves
JetStand

Aos familiares e colaboradores do Sr Dr Carlos Morais.
Neste momento de dor vimos por este meio manifestar o nosso profundo pesar pela vossa perda.
Manifestamos a nossa solidariedade a família e colaboradores e rendemos a nossa homenagem ao trabalho realizado pelo Sr Dr Carlos Morais.

Joaquim Nora
Transcinco

Foi com grande sentimento de tristeza que recebemos a noticia do falecimento do Dr . Carlos Morais.
Grande empreendedor e sobretudo um grande amigo.
A toda a equipe e à sua família a empresa TRANSCINCO, apresenta os sentidos pêsames.

Espacial Música

É com profundo pesar, que enviamos os nossos sentimentos pelo falecimento do Dr. Carlos Morais. A Espacial, Marco Paulo e todos os artistas que representamos enviam os sentimentosos pela morte de um grande profissional.
Uma palavra especial à família do Dr. Carlos Morais e a toda equipa que com ele privava e trabalhava.

João Carvalho
CVR Beira Interior

Em nome da CVR da Beira Interior e em meu nome, vimos por este meio manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento do Dr. Carlos Morais. Enviamos um abraço de solidariedade à família e a toda a equipa do SISAB PORTUGAL e do MUNDO PORTUGUÊS

José António Vidais
SIVAC

Em meu nome pessoal e de toda Administração da SIVAC, queiram consideram o pesar profundo pelo acontecido. Queira transmitir á família e entes queridos o lamento pela terrível perda e dor que que estão sentido. Para o Dr. Carlos Morais, visionário e defensor, que foi das empresas portuguesas, não haverá condecoração ou palavras para o seu trabalho.

Delmar Marques
Caçarola

Ao tomar conhecimento do falecimento do Dr. Carlos Morais, vem a administração da Valente Marques, S.A. apresentar as mais sentidas condolências. Quem como nós teve o privilégio de trabalhar com o Dr. Carlos Morais, não pode ficar indiferente ao seu vincado caráter e capacidade de mobilização. O seu entusiasmo na defesa de Portugal, da capacidade dos portugueses e da excelência dos seus produtos, ficará para sempre na nossa memória.
A todos os seus colaboradores e família, os nossos sentidos pêsames.

Ricardo Pereira
Fricon

Em nome do Concelho de Administração da Frigocon, S.A (FRICON), transmitir as nossas condolências, pelo falecimento do Dr. Carlos Morais. Endereçamos à família, amigos e colaboradores o mais sincero e sentido pesar, próprio deste momento de tristeza.
O Mundo Português e a Lusofonia, perde uma figura ímpar, cuja missão nas últimas décadas foi o de levar Portugal a todos os compatriotas que vivem e trabalham fora, mas também, a promoção da cultura Portuguesa e da Portugalidade.
Associamo-nos ao momento de dor de todos os que partilharam a companhia do Dr. Carlos Morais.

Asa Congelados

E com grande pesar que tivemos conhecimento do falecimento do Dr. Carlos Morais, num fatídico acidente de viação.
A ASA CONGELADOS, vem por este meio apresentar as sentidas condolências, a toda a equipa do Mundo Português, SISAB, familiares e amigos.
Queremos ainda enaltecer o grande trabalho desenvolvido no apoio a exportação do sector Alimentar.

In «Mundo Português»