Espaço conta com mais de mil livros e homenageia o historiador Gaspar Frutuoso.

CasaDaMadeiraGanhaBiblioteca
A Casa da Madeira nos Açores acaba de ganhar um novo espaço cultural com biblioteca que congrega mais de mil livros. O espaço, ontem inaugurado em Ponta Delgada (ilha de São Miguel) pelo secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, foi baptizado com o nome de Gaspar Frutuoso, em homenagem ao historiador, sacerdote e humanista açoriano, autor de obras como ‘Saudades da Terra’, que faz uma descrição dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias no século XV.

A Casa da Madeira nos Açores assinalou ontem o seu 32.º aniversário, um momento que juntou Jorge Carvalho ao secretário regional adjunto da Presidência para as Relações Externas do Governo Açoriano, Rui Bettencourt, e ainda o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro.

O secretário regional da Educação considerou aquela uma homenagem oportuna, num momento em que se celebra os 600 anos da descoberta das ilhas da Madeira e do Porto Santo, e também justa, não fosse Gaspar Frutuoso um dos mais proeminentes historiadores dos primórdios da civilização na Madeira e nos Açores e “o primeiro a dedicar-se ao estudo histórico e geográfico das ilhas da Macaronésia”.

O novo espaço cultural/biblioteca contará com a parceria da Universidade dos Açores que acrescentará mais alguns volumes ao espólio. “Vem valorizar a Casa da Madeira como pólo de cultura madeirense e também como ponte atlântica, digamos assim”, enalteceu Jorge Carvalho, agradecendo “o empenho de todos aqueles que procuram valorizar a identidade, a cultura e a memória que são traços comuns que identificam os povos insulares”.

O 32.º aniversário da Casa da Madeira nos Açores foi celebrado com um jantar que reuniu cerca de 80 pessoas e um concerto de cordofones madeirenses, pelas mãos de Vítor Sardinha e de Roberto Moritz, aos que se juntaram os instrumentos de cordas açorianos, proporcionando um momento de fusão cultural e musical.

In «Diário de Notícias da Madeira»