O padre e poeta madeirense, José Tolentino Mendonça, escreveu a letra do hino da visita do Papa Francisco que passa por Fátima a 12 e 13 de Maio deste ano.

Tolentino

Com o título ‘Deus em mim’, o hino que tem música de João Gil e é interpretado pelo grupo ‘Vocal Emotion’, dá expressão a “uma das experiências mais vitais” que Fátima proporciona, a condição de peregrino.

O Santuário de Fátima divulgou esta noite o videoclip, produzido pela Agência Ecclesia, meio de informação da Igreja ao qual José Tolentino Mendonça já manifestou a sua satisfação: “Fiquei muito contente quando me disseram que construísse uma letra em torno de um refrão estabelecido, que tem a ver com a proposta do centenário e com a visita do Papa Francisco: ‘Com Maria, peregrino da esperança e da paz’. Essas seriam as palavras centrais”.

Depois foi só contar como é que se chega às mesmas, “como é que dos múltiplos caminhos, pertenças e procuras (ou não-pertenças ou não procuras) descobrimos, no fundo do coração, que uma das experiências mais vitais que Fátima proporciona é a possibilidade de nos descobrirmos peregrinos”, acrescenta o também vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, para quem o “grande património de Fátima” reside na possibilidade que todas as pessoas têm de descobrir a sua condição de peregrinos.

“Nos caminhos de Fátima descobrimos que a nossa humanidade passa a valer mais”, sublinha o padre José Tolentino Mendonça.

O hino recolhe inspirações da música pop mais recente, “dando uma ideia muito interessante da presença da Igreja no mundo”, revela a Agência Ecclesia.

in Diário de Notícias da Madeira