José Luís Carneiro deslocou-se à África do Sul onde passou momentos de convívio com representantes da comunidade, nomeadamente cidadãos mais idosos.

reforcoconsularRSA

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, anunciou, no último fim de semana, que o consulado português em Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul, será reforçado em breve, no âmbito de um novo concurso.

“Transmiti à comunidade que, no âmbito da abertura do novo concurso, um dos postos que vai ser reforçado será o de Joanesburgo, porque é a maior cidade da África do Sul e onde está concentrada grande parte da comunidade portuguesa”, disse.

José Luís Carneiro falava à agência Lusa no final de uma visita à África do Sul para contactar os serviços consulares, escolas, empresários, associações e representantes da comunidade.

Durante a visita de seis dias, que terminou hoje, o governante deslocou-se às cidades do Cabo, Durban, Pretória e Joanesburgo.

Em declarações à Lusa o secretário de Estado classificou a visita como “muito positiva” a todos os níveis, destacando os contactos relacionados com o ensino da língua portuguesa, movimento associativo cultural, desportivo e humanitário e empresarial.

Sobre o ensino da língua portuguesa, referiu que há um aumento do número de alunos, assim como um interesse por parte das instituições de integrar a experiencia do ensino do português nas estruturas curriculares de ensino. É o caso da Protea Glen High School, no Soweto, Joanesburgo.

O número de alunos em turmas de ensino da língua portuguesa passou de 2.100 para 2.300 entre 2015 e 2016.

Já na escola Millnerton High School, na Cidade do Cabo, o governante assinalou positivamente o facto de o português ser neste estabelecimento de ensino uma língua de contacto, diálogo e inter-relação social e cultural.

José Luis Carneiro destacou ainda o envolvimento das novas gerações de portugueses no movimento associativo, assim como da Câmara de Comércio Luso sul-africana na valorização da cooperação com empresários portugueses que se encontram naquele país africano.

O programa da visita do governante incluiu vários momentos de convívio com representantes da comunidade, nomeadamente cidadãos mais idosos.

A comunidade portuguesa na África do Sul é composta por cerca de 200 mil pessoas.

José Luís Carneiro explicou à Lusa que esta é a primeira das visitas a comunidades portuguesas que pretende realizar. A próxima será a Macau.

in PORT.COM