A proposta do arquiteto António Saraiva, da Guarda, foi a vencedora do concurso para o monumento de homenagem aos soldados luso-americanos a edificar na cidade de Newark, em New Jersey, nos Estados Unidos da América (EUA).

MonumentoEUA

O monumento de homenagem aos soldados luso-americanos e portugueses que prestaram serviço nas forças armadas dos EUA será edificado no Peter Francisco Park, na cidade de Newark, e "honrará e imortalizará de uma forma perene os feitos desses combatentes que contribuíram para a construção da grande nação americana e para a edificação da paz e da liberdade em vários pontos do globo".

O Luso-American Veterans Monument foi projetado por António Saraiva com o mote "Unidos por uma causa: Paz".

O monumento ocupará uma base de 9x9 metros quadrados e terá uma estrutura em dupla espiral - que simboliza "o perpetuar, o elevar, os feitos dos combatentes" - que chega aos cinco metros de altura.

"Numa das espirais apresentam-se registos de soldados em várias posições de combate e com diferentes equipamentos" e, na outra, "várias pombas em voo que se vão destacando da superfície curva conforme vão evoluindo em altura", que simbolizam a paz, destacou o autor.

A estrutura principal do monumento, em forma de dupla espiral, será executada em aço 'corten' de ambas as faces e, no interior, em chapa de inox.

"Todo o conjunto é envolto de forte simbologia. Desde logo, o pavimento de granito em quadrícula, remete-nos para o jogo de xadrez, jogo de estratégia, de campo de batalha, e os pontos de água transmitem o dinamismo, a força e a ação dos combatentes", justifica.

O projeto tem uma previsão orçamental de cerca de 250 mil dólares e a sua execução poderá iniciar-se no último trimestre deste ano.

in PORT.COM