Na sequência do convite formulado pelo Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque e com o patrocínio da TAP, Duarte Mendonça apresentará em Nova Iorque, a 9 de Dezembro, o seu livro ‘American Views on Madeira Wine’, no âmbito de uma prova de Vinho Madeira que decorrerá numa das mais antigas lojas da especialidade em Manhattan.

DuarteMendonca

Na sua prelecção, em língua inglesa, dirigida a um público interessado no nosso vinho e sua história, Duarte Mendonça abordará as ligações históricas entre a Madeira e os Estados Unidos, nas quais o Vinho Madeira foi um denominador comum, mas dando uma ênfase especial à presença deste produto em Nova Iorque desde a época colonial.

O livro ‘American Views on Madeira Wine’ é uma edição de autor, publicada em 2015, e foi lançada no ano passado em New Bedford, Massachusetts, no seio da comunidade madeirense daquela cidade, a convite da universidade de UMass-Dartmouth. Nesta antologia de textos de fontes americanas o autor ilustra o modo pelo qual o nosso vinho foi visto por inúmeros americanos, quer os que passaram pela Madeira ao longo do séc. XIX e escreveram sobre este néctar de Baco, quer os que, nunca visitando a ilha, apreciavam o seu precioso vinho, que era motivo de orgulho e sinónimo de status social para quem o possuía.

No decorrer do evento, que também contará com a presença da TAP, será sorteada uma viagem à Madeira na TAP para duas pessoas e uma estadia de três dias no hotel The Cliff Bay, para que possam conhecer a ilha onde é produzido o seu vinho de eleição.

Duarte Mendonça já apresentou inúmeras conferências nos Estados Unidos e, para além desta, tem publicadas diversas obras sobre as relações históricas entre a Madeira e aquele país, nomeadamente Da Madeira a New Bedford (DRAC, 2007); Impressões de uma viagem à América – Pe. Alfredo Vieira de Freitas (CMSC, 2009); e A Visão (Luso-)Americana da Revolta da Madeira (Edição de Autor, 2016).

in Diário de Notícias da Madeira