Durante três dias, 21 a 23 de novembro, o Colégio dos Jesuítas, no Funchal, recebeu o Congresso Internacional ‘Herberto Helder – a vida inteira para fundar um poema’.

HerbertoHelder
Este encontro procurou contribuir para o estudo e para a divulgação da obra de Herberto Helder, tendo-se afirmado como um espaço de confluência dos mais notáveis académicos que, a nível nacional e internacional, têm feito da leitura da obra do poeta e escritor madeirense objeto da sua investigação.
Organizado pelo Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira (UMa), o Congresso contou com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Fundação Calouste Gulbenkian, e ainda com a parceria de várias instituições públicas e privadas da Região Autónoma da Madeira, entre as quais se destaca a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional de Cultura.
Para além de um vasto programa científico composto por comunicações de oradores convidados provenientes do Brasil, Itália e França, o Congresso integrou também diversas atividades culturais e artísticas, nomeadamente a exibição da Curta-metragem ‘As deambulações do Mensageiro Alado’, de Edgar Gonsalves Preto, exposições Bibliográficas, com as primeiras edições da quase totalidade de livros editados por Herberto Helder, e de Artes Plásticas.
O Congresso terminou no dia 23 novembro, precisamente no dia em que Herberto Helder completaria 86 anos de vida, ao som do projeto poético-musical Vértice, que apresentaram em primeira mão um novo tema baseado no poema “Uma ilha em forma de cão”, retirado de HERBERTO HELDER, Photomaton & vox (Uma ilha em sketches), 2006.
Como resultado deste Congresso serão produzidos dois livros: um com os resumos das intervenções, outro com as atas das mesmas. Serão também instituídas cinco bolsas de estudo denominadas ‘Herberto Helder’.
Essas bolsas, a atribuir já no próximo ano letivo 2017/2018, surgem na sequência do patrocínio de um particular e vão incidir em três componentes: uma bolsa de investigação de um ano para um estudante de mestrado, que efetue a dissertação sobre a obra de Herberto Helder, uma bolsa para pagar as propinas, alojamento e alimentação de um estudante internacional; e outras três bolsas para o pagamento de propinas de estudantes nacionais, que necessitem de apoio financeiro para prosseguir os seus estudos.

in UMa