O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P.- RAM (IVBAM) em conjunto com duas empresas produtoras de Rum Agrícola da Madeira – J. Faria & Filhos e Engenho Novo da Madeira – marca presença na Feira Megavino, que tem início amanhã, sexta-feira, e decorre até dia 24 de Outubro, na cidade de Bruxelas.

rum

No âmbito desta participação, que acontece pela primeira vez, o IVBAM irá organizar diariamente “Workshops sobre o Rum da Madeira”, orientados pelo Sommelier madeirense Américo Pereira, nos quais serão abordadas temáticas relacionadas com a produção na Região, entre as quais as suas características edafo-climáticas, a produção da cana sacarina, definição IGP “Rum da Madeira”, métodos de produção, características sensoriais, entre outras. Os workshops incluem a realização de provas comentadas de “Rum da Madeira”.
Para além dos workshops, o IVBAM contará igualmente com a presença diária do conceituado barman/mixologista Filippo Baldan, que irá elaborar cocktails com o Rum Agrícola da Madeira, recorrendo também a outros produtos regionais, como os licores e as frutas (Banana da Madeira e maracujá).
A Megavino tem como público-alvo profissionais e prescritores do setor vínico e das bebidas, hotelaria e restauração, está também aberta ao público em geral e, na sua última edição, contou com 28.000 visitantes, dos quais 5.700 eram profissionais, sendo um veículo importante para a promoção e divulgação do Rum da Madeira.
A realização destas ações é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Operacional "Regional da Madeira 2014-2020 sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.

in Jornal da Madeira