A última etapa da visita presidencial aos EUA e Canadá começou ontem à tarde em Toronto, cidade à qual Miguel Albuquerque e comitiva chegaram com algum atraso, devido a avaria no avião da Air Canadá à partida de Montreal.

Presidente entrevista

Para além de encontro com empresários no Consulado Geral de Portugal, o líder do governo visita a galeria dos Pioneiros, património da Comunidade Portuguesa, que em 2003 foi fundada por dois madeirenses, casos de Bernardete Gouveia e de José Mário Coelho, com o intuito de perpetuar a memória e as histórias dos pioneiros da emigração portuguesa. Antes do regresso a Portugal, previsto para domingo, há ainda um encontro com a comunidade no Canadian Madeira Club, instituição fundada em Junho de 1963.

Do programa constam ainda duas entrevistas radiofónicas, uma das quais esta manhã. Ontem, Albuquerque falou à CIRV Rádio FM 88.9, uma estação com formato multicultural, bem como à FPTV, canal de televisão ao qual concedeu entrevista de 25 minutos, emitida no jornal da noite. Nesta entrevista, Miguel Albuquerque foi confrontado com o peso do jardinismo, que garante não sentir. "Passado é passado e para trás nem para tomar balanço", referiu, assegurando detestar nostalgias e hipotéticas heranças até porque tem programa próprio, sufragado com maioria, que assume ter capacidade para cumprir.

Uma deslocação ao parlamento de Ontário e uma audiência com o Ministro das Finanças, Charles de Sousa também estão agendadas.

In Diário de Notícias da Madeira